Mais um macaco é encontrado morto no interior de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 20/02/2020

Nesta segunda-feira (17) foi encontrado mais um macaco Bugio foi encontrado morto no interior de Mafra, na localidade da Fazenda do Potreiro. Outros animais da mesma espécie já foram encontrados mortos em outras localidades: Vila Pscheidt, Bituvinha, Bituva Papuan, Avencal São Pedro e Bela Vista.

O animal foi recolhido e amostras de tecido foram encaminhadas para análise, para detectar se realmente ele morreu devido à doença.

A suspeita é que a morte destes macacos por causa da febre amarela. Doença transmitida pela picada de mosquitos infectados pelo vírus.

Solicitamos informações à assessoria de imprensa, sobre dados, se alguns dos macacos mortos realmente tinha a doença, além de outras informações, mas até o fechamento desta edição não tivemos resposta.

As autoridades orientam a necessidade da população se vacinar, destacam ainda que a vacina está disponível nos postos de saúde de toda a rede municipal

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

RIO NEGRO HOUVE APENAS UMA MORTE ATÉ O MOMENTO

A morte ocorreu no último dia 23 de janeiro, próximo à rodovia BR-116 , acausa foi confirmada como febre amarela pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica e da Coordenação de Combate à Endemias.

FEBRE AMARELA

A Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido através da picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.

É uma doença de notificação compulsória imediata, ou seja, todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes.

OS SINTOMAS INICIAIS DA FEBRE AMARELA SÃO

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– início súbito de febre;

– calafrios;

Рdor de cabe̤a intensa;

– dores nas costas;

– dores no corpo em geral;

– náuseas e vômitos;

– fadiga e fraqueza.

IMPORTANTE

Os macacos não transmitem a febre amarela! Eles são importantes sentinelas para alerta em regiões onde o vírus da Febre Amarela está circulando. Macacos mortos são analisados em exames específicos para detectar se a causa morte foi Febre Amarela, o que aciona o alerta de cuidado com as pessoas.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.