Merendeiras participantes de concurso são homenageadas na Câmara

Por Gazeta de Riomafra - 14/12/2015

Merendeiras participantes de concurso são homenageadas na CâmaraA Câmara Municipal de Mafra entregou na terça-feira (08/12) a moção de Aplausos às merendeiras Jucélia Alves Boneta, Joselma Peters Matkevicz e Eliane Aparecida Menegasso, que participaram do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Do total de 2.433 receitas inscritas no concurso, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram à etapa estadual. Entre elas estavam o pirogue de aipim da merendeira Joselma, do CEIM Vila Nova, o escondidinho de batata doce com frango da Eliane, merendeira do CEM Anjo da Guarda, e o nhoque de abóbora da merendeira Jucélia – do CEIM Restinga.

As votações apontaram então as 123 receitas que seguiram para a fase regional. Destas, apenas 15 – entre elas o nhoque de abóbora da merendeira Jucélia – seguiram para esta última etapa, concorrendo com mais 14 receitas dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Durante a sessão da Câmara Joselma e Jucélia receberam a moção de Aplausos das mãos dos vereadores, que parabenizaram as merendeiras pela participação neste importante concurso, o qual tem como objetivo valorizar o papel destas profissionais e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Emocionada, a finalista Jucélia fez um agradecimento à sua família, às colegas e à equipe do Centro de Educação Infantil Municipal Restinga, ao executivo, à equipe da Secretaria de Educação e à Câmara, pelo apoio e incentivo. “Agradeço esta Casa de Leis pela belíssima e importante valorização dos profissionais da merenda escolar. Com certeza estarei lutando para representar bem o nosso município e o nosso estado. E também para que a melhor receita da região Sul seja a nossa: o nhoque de abóbora”, afirmou a homenageada.

Final em Brasília

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na próxima semana Jucélia embarca rumo à Brasília, onde irá representar o município de Mafra e também Santa Catarina, já que é a única merendeira do estado classificada para esta etapa do concurso. No dia 17/12, as 15 receitas serão preparadas e degustadas por um júri que deve apontar a mais saborosa e caprichada de cada região. No dia seguinte, serão divulgadas as cinco vencedoras do certame, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil. Em Brasília Jucélia também participará de capacitação oferecida pelo FNDE junto aos demais finalistas, antes do anúncio dos vencedores.

O nhoque de abóbora da Jucélia

Desde 2013 a receita do nhoque de abóbora – elaborada utilizando o reaproveitamento da abóbora cozida, adicionando ovos e farinha à massa – está no cardápio da alimentação escolar de Mafra. Ela foi repassada por Jucélia às demais merendeiras em uma capacitação e em seguida o nhoque de abóbora começou a fazer parte do cardápio de outras escolas. A receita, além de saborosa, também foi trabalhada com todas as turmas em atividades diversificadas, através do Projeto de Alimentação Saudável.

Receitas daqui

Mesmo não tendo sido selecionada para a fase regional, a receita de pirogue de aipim da merendeira Joselma carrega um simbolismo, pois é uma receita de família que ela trouxe para escola e a aceitação pelas crianças foi boa. Assim como o escondidinho de batata doce com frango da merendeira Eliane, cuja receita deu preferência por produtos regionais, sendo testada pela equipe de merendeiras da escola e degustada por alunos de 12 a 14 anos, que aprovaram o prato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.