No dia 12 de janeiro foi realizada uma análise de campo no Rio São Lourenço, no reservatório da PCH São Lourenço (Celesc), com a presença de representantes do IMA, PolÃcia Ambiental, Celesc, Ministério Público (Promotoria) e moradores da região.
Na ocasião, também foi feita a entrega do estudo referente às cinco espécies de macrófitas aquáticas identificadas em novembro de 2025.
Durante a atividade, foram realizadas análises in loco dos seguintes parâmetros: Limite da Zona Eutrófica (LZE), obtido por meio do Disco de Secchi, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, nitrogênio amoniacal, nitrito e georreferenciamento dos pontos amostrais (latitude e longitude).
As atividades foram conduzidas pelos responsáveis e voluntários da Voz do Rio: o biólogo Júlio César Costin, o gestor ambiental Romi Puchivailo e o agrônomo e responsável pela navegação Paulo Kaiss, fortalecendo o acompanhamento técnico participativo e o diálogo entre órgãos públicos e a comunidade local. Os resultados das análises na subsuperfÃcie da água, foram comparadas com parâmetros da Resolução CONAMA nº 357/2005, para corpos hÃdricos Classe 2.

Fonte:Â Voz do Rio –Â www.vozdorio.org.br