Na educação de Mafra brincar é assunto sério

Por Gazeta de Riomafra - 26/10/2019

Brincar é assunto sério na educação de Mafra. No mês de outubro, os Centros de Educação Infantil do Município de Mafra trabalharam o tema “Criança que brinca é criança feliz”. Para tanto, aprenderam a brincar como os pais brincavam e a construir seus próprios brinquedos, unindo isso tudo à utilização de materiais recicláveis. Bolinhas de sabão, pião, bilboquê, pé de lata, labirinto, jogos de estafetas, jogos de tabuleiros, circuitos e gincanas foram algumas das brincadeiras construídas pelos próprios alunos.

Em muitas escolas os pais foram chamados a colaborar, conversando sobre como era na sua infância, como no CEIM Portão São Lourenço. No CEIM Vila Olsen, as crianças aprenderam a confeccionar o próprio brinquedo e conversavam sobre as brincadeiras e brinquedos favoritos dos pais. Aprenderam a confeccionar ioiôs e fantoches.

No CEIM Anjo da Guarda, as crianças das séries mais avançadas brincaram com os menores, utilizando bolinhas de sabão, feitas com materiais recicláveis, compartilhando experiências, fazendo a alegria dos pequenos.

Na Vila Nova, os alunos vivenciaram brincadeiras mais antigas, como gincanas, quando participaram de corrida do saco, do ovo na colher e outras. Já os pequenos dos berçários, descobriram o mundo ao seu redor através das brincadeiras.

TEMA NORTEADOR

O tema norteador no mês de outubro para as escolas da rede municipal de ensino foi “Criança que brinca é criança feliz”, propondo a pesquisa e o resgate de brincadeiras de ontem, recriando situações cotidianas através do brincar e do faz de conta.  Propôs ainda sugerir a construção dos próprios brinquedos a exemplo do que acontecia antigamente. As escolas trabalharam o tema de forma livre, associando com a Semana da Criança.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.