Observatório Social de Mafra apresenta relatório de atividades

Por Gazeta de Riomafra - 29/11/2018

Na noite desta segunda-feira (26), no auditório da Associação Empresarial de Mafra, o Observatório Social do Brasil – Mafra (OSB) promoveu a sua primeira prestação de contas abertas à sociedade.

Durante a prestação de contas o presidenta da instituição, Francisco Kenji Nishioka, falou da importância do Observatório em Mafra e de sua contribuição como mecanismo de transparência da administração pública. Explicou que os primeiro meses do OSB foi de estruturação e capacitação e agora os trabalhos devem se intensificar.

Segundo o Observatório, Mafra cumpre pouco mais de 50% das normas de transparência, atingindo a médio 598 no ranking nacional que avalia a transparência dos municípios. Mafra está atrás de Papanduva no ranking.

O OBS também avalia a Câmara Municipal que comparada a outros municípios de mesmo porte, como Canoinhas e Içara, tem custos per capta menores.  Porém é necessário avaliar se a casa de leis tem sido efetiva em seus projetos.

Foi destacada na reunião a necessidade da adesão de novos voluntários para OSB para que seja estruturada um equipe fixa de trabalho. E na próxima reunião quadrimestral, no mês de janeiro, resultados positivos já serão apresentados para uma nova avaliação da administração pública em nosso município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Participaram da reunião, além dos diretores e conselheiros do Observatório, o promotor de Justiça, Filipe Costa Brenner, o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Enalto Gondrige, entre outras autoridades.

OBSERVATÓRIO SOCIAL

Os Observatórios Sociais são associações sem fins lucrativos, cujo objetivo é a fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal. Também promove ações de cidadania fiscal, conscientizando a população em relação a importância de pagar os tributos e de exigir a correta aplicação desses recursos. Além disso, há a produção de indicadores de eficiência da administração pública que permitem mensurar os trabalhos efetuados pela prefeitura e compará-los com as demais.

 

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.