Pais de autistas ouvem sobre a importância de cuidar de quem cuida

Por Assessoria - 02/09/2019

“Cuidando de quem cuida†foi o tema da palestra proferida pela psicóloga da Secretaria de Educação de Mafra, Talita Pacheco Valério, no 2º encontro com pais de autistas, realizado na noite da última terça-feira, 27, na própria secretaria. A reunião iniciou com uma mensagem de espiritualidade e, na sequencia, a psicóloga falou sobre a importância da família. “O papel dos familiares é fundamental para auxiliar os pais a aceitarem o diagnóstico e dar suporte aos cuidados que serão necessários para o filho com autismoâ€,destacou.

Ela falou do papel das mães, para que, “após o diagnóstico de uma criança no TEA – Transtornos do Espectro Autista, a mães passam a ser ‘reconhecidas’ pela sociedade como as principais responsáveis pelos cuidados do filho†e da necessidade do cuidado para com elas, explicando que cuidar do cuidador é uma ação preventiva.

A reunião visou justamente fortalecer e apoiar os cuidadores.  “O cuidar é muito exigente e pode levar o cuidador ao estresse. Somos limitados, sujeitos ao cansaço e à vivencia de pequenos fracassos e decepções. Sentimo-nos sós e precisamos ser cuidados, caso contrário, nossa vontade de cuidar se enfraqueceâ€, explicou.

Olhar para os próprios desejos

Aos presentes sugeriu que passem a dirigir o olhar também para sua própria vida e para que fiquem atentos às suas próprias necessidades, desejos, comportamentos, emoções e sentimentos e ainda às maneiras de expressá-los, buscando conciliar a integração de seus desejos às exigências de seu papel de mãe e pai de autista.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E para auxiliar aos pais e mães cuidadores relacionou locais de apoio ou onde procurar ajuda: Secretaria de Saúde e UnC: atendimento psicológico; Secretaria de Educação: orientação e grupo informativo; APAE: orientação  a apoio a família de alunos autistas; Amor Exigente: grupo de apoio (3ª feira, 19h30 no CEMMA).

A palestra encerrou com uma dinâmica, onde cada participante recebeu uma peça de quebra-cabeça que teriam que montar juntos, formando palavras como empatia, amor, respeito, conhecimento etc.

Informação e conhecimento

As reuniões com pais de autistas iniciaram em julho para dar um  suporte a mais aos cuidadores (pais e mães) nas suas dúvidas e questionamentos relacionados aos Transtornos do Espectro Autista, e também para promover a troca de informações e conhecimentos entre eles, tendo sempre como local a Secretaria Municipal de Educação, no horário das 19 as 21 horas.

Próximos encontros

DATA TEMA
Dia 24 de Setembro Funções Executivas
Dia 29 de Outubro Integração Sensorial
Dia 26 de Novembro Seletividade Alimentar
Dia 11 de Dezembro Confraternização

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.