Pesquisadores mafrenses do Cenpaleo apresentam trabalhos na França

Por Assessoria - 20/07/2018

No dia 08 de julho partiram rumo à Europa os pesquisadores do Cenpaleo Luiz Carlos Weinschütz, Everton Wilner e Eliane Vila-Lobos Strapasson (Prefeitura de Mafra, COMTUR e UFPR), onde participaram do 5º International Paleontological Congress, apresentando seis trabalhos relativos as descobertas paleontológicas, educação, história e potencial turísticos voltados ao patrimônio natural. Trata-se de um evento realizado a cada quatro anos e que reúne milhares de pesquisadores da área da paleontologia do mundo inteiro. Para Luiz C. Weinschütz (coordenador do Cenpaleo) a participação neste tipo evento foi muito positiva, pois traz visibilidade internacional às pesquisas desenvolvidas aqui em Mafra na UnC, além de propiciar contatos com pesquisadores de instituições estrangeiras e também conhecer as novidades do mundo da paleontologia. A apresentação desses trabalhos também enriqueceu o currículo científico de vários alunos da UnC que participaram como coautores dos trabalhos. Vale ressaltar que o evento ocorreu na Universidade de Sorbonne em Paris, distinta instituição que leva o nome do famoso casal de cientistas descobridores dos segredos da radioatividade, Pierre e Marie Curie.

Aproveitando a participação neste evento, os representantes da UnC também tiveram a oportunidade de conhecer vários museus com o interesse de adquirir conhecimentos para poderem ser aplicados no Cenpaleo e Museu da Terra e da Vida, entre eles destacamos o Museu do Louvre, considerado o maior e mais visitado museu de arte do mundo, com cerca de 25.000 visitantes por dia, e onde estão expostas a escultura Vênus de Milo e a famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Monalisa. Em Paris também visitaram o complexo que forma o Museu de História Natural de Paris, com espetaculares exposições de anatomia comparada e evolução, além do acervo paleontológico.

Na sequência da viagem os pesquisadores seguiram a Londres, onde estava marcado uma visita ao Museu de História Natural de Londres (Natural History Museun), historicamente um dos mais importantes museus de história natural do planeta, com destaque para coleções de Charles Darwin, paleontológica e da dinâmica da Terra. Também foi visitado o Museu de Ciências, e suas exposições com grande interatividade com o visitante.

Para Eliane V. L. Strapasson a visita a estes museus trouxe uma visão do que ocorre em relação ao turismo científico. Estes espaços devidamente organizados e planejados para diferentes perfis de públicos, com linguagem acessível e exposições interativas se tornaram grandes atrativos turísticos, atraindo milhares de visitantes de várias partes do mundo.  Essa modalidade turística contribui significativamente para a preservação do patrimônio natural, proporcionada pelo conhecimento e para o fomento da economia local (bares, hotéis, restaurantes, transportes, artesanato, entre outros setores), bem como para a própria manutenção dos museus.  A visita aos museus de História Natural de Paris e de Londres possibilitou, além de conhecer novas formas de interpretação do patrimônio (técnicas de comunicação com o público), constatar o grande potencial que Patrimônio Natural Paleontológico apresenta para o desenvolvimento turístico de uma região.

O professor Everton Wilner também destaca a emoção de reconhecer coleções formadas por pesquisadores que deram início à ciência moderna, e exemplares paleontológicos, de fauna e de flora magníficos que compõem às coleções e expositores destes museus tão significativos para o mundo.

Boa parte das informações adquiridas serão analisadas, discutidas e quem sabe viabilizadas tanto para o Centro Paleontológico como para o Museu, pois ficou evidente que temos aqui em Mafra um enorme potencial para pesquisa, educação e turismo que poderá ser potencializada com esta experiência. Finalizando os pesquisadores agradecem a todo apoio institucional recebido para realização dessas pesquisas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os trabalhos apresentados foram:

  • The Cruzeiro do Oeste Bonebed: Transportability Analysis of Pterosaur Bones From Caiua Group, Cretaceous of Parana Basin. De Luiz Carlos Weinschütz, Morgana Denk Wantowsky, Monique SacamoriI, & João Henrique Zahdi Ricetti.
  • New giant paleoburrows (Paleotocas) from Santa Catarina State, South Brazil. De Luiz Carlos Weinschütz, João Henrique Zahdi Ricetti, Gislael Floriano, Lucas Gritten, & Gustavo Antônio Francisco Alves.
  • The continued education of initial years science teachers at Museu da Terra e da Vida (Life and Earth Museum), Mafra municipality, Santa Catarina State, Brazil. De Cristiane Pscheidt, Leonir Lorenzetti & Luiz Carlos Weinschütz
  • Paleontological Heritage and Tourism: Interpretation of Patrimony in the Brazilian Musueums of Natural History. De Eliane Vila Lobos Strapasson, Leticia Bartoszeck Nitsche & Luiz Carlos Weinschütz.
  • The Paleontological Advance and the Research of the Mineral Coal in the South of Brazil During  Century XIX and Beginning of Century XX. De Luiz Carlos Weinschütz, Lucas Vinicius Gritten,    Drielli Peyerl &  João Henrique Zahdi Ricetti.
  • Anoxia Events and Conodonts Occurrence, in Campaleo Outcrop, Itararé Group, Lontras Shale, Cisularian of the Paraná Basin, Brazil. De Everton Wilner & Ana Scomazzon.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.