PM vai implantar a “Rede de Vizinhos” na Vila Ferroviária em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 18/04/2018

Está marcada para amanhã, quinta-feira dia 19, às 19 horas, no Colégio Mário de Oliveira Goeldener uma reunião sobre segurança e para viabilizar a implantação da “Rede de Vizinhos” na área na localidade. O projeto Rede de Vizinhos, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) tem o objetivo de combater o aumento dos furtos nas suas regiões de atuação. Hoje Mafra possuí três células da Rede, uma na Vila Nova, uma na Vila Ivete e uma no bairro Vista Alegre.

A Rede de Vizinhos além de melhorar a relação de proximidade entre a PM e a comunidade, tem como objetivo principal a prevenção de crimes contra o patrimônio, onde a população auxilia as forças de segurança a coibirem a ação de marginais.

Entre outros pontos que a Rede de Vizinhos apresenta, cada residência atendida pelo projeto, recebe uma placa indicativa de participação no programa. A placa auxilia a garantir um reforço de segurança no ambiente, pois mostra que aquele local é monitorado, inibindo o infrator no caso dos chamados “crimes de oportunidade”.

REDE DE VIZINHOS RESTINGA

Aconteceu na noite de ontem 13, nas dependências da Escola de Educação Básica professor Gustavo Friedrich, uma reunião de apresentação do projeto da Polícia Militar de Santa Catarina, “Rede de Vizinhos”. O evento contou com moradores do bairro Restinga e foi dirigido pelo soldado Almeida da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa), que é um dos responsáveis pelo projeto no Município de Mafra. Em breve deverá ser, portanto, ativada uma célula da Rede de Vizinhos naquele bairro.

REDE DE VIZINHOS DA PMSC

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A intenção do programa “Rede de Vizinhos’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Melhorando a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A Rede de Vizinhos PMSC foi estruturada em seis pontos fundamentais para o
sucesso o programa:

1 – Participação Policial Militar: O policial militar deve ser o gestor de transformação da sua comunidade, participando de forma ativa das atividades da rede;

2 – Reunião de sensibilização: apresentação da Rede de Vizinhos PMSC, exposição do levantamento de situação da localidade, esclarecimento do objeto, dos objetivos, da metodologia, dos benefícios, das dificuldades, dos riscos e da responsabilidade dos participantes;

3 – Rede de comunicação: estabelece um canal de comunicação entre os membros
da rede, e o controle é realizado pelo policial militar de ligação;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

4 – Reunião de implantação: formalização da Rede de Vizinhos da PMSC;

5 – Método Iara: consiste em identificar os problemas de ordem pública na circunscrição da rede, analisar as causas, desenvolver um plano de ação com atividades a serem realizadas e avaliar os resultados obtidos; e

6 – Governança: manutenção das reuniões regulares de trabalho, e desenvolvimento de ações integradas que fomentem a coprodução e a corresponsabilidade.

COMO CRIAR REDE DE VIZINHOS

1 – Mobilize seus vizinhos;

2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o
comandante da Polícia Militar do seu bairro;

3 – O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de
Vizinhos PMSC para a localidade.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.