Prédio da Prefeitura na iminência de ser interditado

Por Gazeta de Riomafra - 16/02/2016

Prédio da Prefeitura na eminência de ser interditado (2)

Numa atitude inédita, necessária e sensata, o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki informou da necessidade de reformar todo o prédio da Prefeitura, que atualmente encontra-se em péssimas condições de atendimento e de trabalho. Levantamento realizado pelo departamento de Engenharia do município atestou total falta de condições de trabalho uma vez que, a cada chuva que cai, várias salas da parte superior do prédio ficam alagadas.  Atestou ainda a existência problemas hidráulicos, elétricos, lógica e telefonia, pois quando o prédio foi construído não existia a necessidade de tantos equipamentos elétricos eletrônicos. “A situação atual do prédio da Prefeitura não é aceitável para a ocupação neste momento, devendo brevemente passar por uma reforma total”, concluiu o laudo técnico emitido em 14 de dezembro de 2015.

Com o passar do tempo e a falta de manutenção, a deterioração do prédio tem sido visível e mais recentemente, as constantes chuvas estão sendo sentidas nas várias salas da Prefeitura, com os funcionários sendo obrigados a parar os atendimentos e os trabalhos, para socorrer os equipamentos como computadores e impressoras. Os problemas são tantos que em alguns departamentos, como o de licitação, alaga tanto que a água chega a passar para o andar inferior. Na Secretaria de Obras, placas estão descolando do teto e caindo no meio da sala, por pouco não atingindo os funcionários. Já na imprensa e na Secretaria da Fazenda, os funcionários veem-se obrigados a cobrir com lonas todos os computadores, todo final de dia, para prevenir caso as chuvas ocorram à noite. Nem mesmo o gabinete do Prefeito escapa e fica alagado em dias de fortes chuvas.

Melhores condições de atendimento e de trabalho

Diante do quadro atual da necessidade da realização de uma reforma geral no prédio da Prefeitura e do alto custo de manutenção, o prefeito Wellington Bieleck decidiu pela mudança de todo o setor administrativo municipal para novo endereço, o que se dará o mais breve possível. “O prédio não condiz com uma sede de Prefeitura Municipal, o que precisa ser revisto para proporcionar melhores e mais cômodas condições de atendimento ao munícipe e ainda condições adequadas de trabalho para os servidores municipais”, declarou Bielecki.  Com base nisso, a administração municipal realizou a locação de um imóvel na av. Frederico Heyse, 1386 – alto de Mafra, próximo a Praça Lauro Muller, onde fica hoje a Clínica de Reabilitação Municipal que passará a funcionar em sala própria na sede do SUS, sem custo de aluguel. Hoje a Prefeitura paga um aluguel da sala da Clínica de Reabilitação no valor de R$ 8,5 mil. Agora com a locação de mais um sala e do estacionamento foi adicionado R$ 3 mil ao valor do aluguel, custo menor que a manutenção do atual prédio do Paço Municipal.

Imóvel locado na Avenida Frederico Heyse, 1386, no Alto de Mafra
Imóvel locado na Avenida Frederico Heyse, 1386, no Alto de Mafra

Prédio da Prefeitura tem 79 anos

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O prédio da Prefeitura de Mafra, na parte que faz frente para a rua Victorino Bacellar foi construído e inaugurado em 1937, no governo Pedro Kuss. Posteriormente, em 1960 foi ampliada, recebendo inclusive em suas novas instalações, à época, a Câmara Municipal de Vereadores. Desde então o prédio da Prefeitura vem passando por reformas pontuais ou paliativas, culminando num momento insustentável, não suportando somente um reforma, mas exigindo uma substituição total do telhado.

Prédio da Prefeitura na eminência de ser interditado (3)

Prédio da Prefeitura na eminência de ser interditado (4)

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5 COMENTÁRIOS

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  1. Mudar Prefeitura em ano de recessão e desemprego? Tá sobrando dinheiro para gastar em Mafra. As coisas ja andam paradas em Mafra, imaginem se mudarem a Prefeitura, ate aquele povo se adaptar as novas instalações, vai levar mais 80 anos para Mafra voltar a funcionar.

  2. "custo menor que a manutenção do atual prédio do Paço Municipal???"
    Além desse gasto, ainda terá aquele com a própria reforma da Prefeitura!!! Ou estão pensando em ficar pagando aluguel pro resto da vida?

  3. Não falaram do custo da transferência da prefeitura inteira para o novo prédio: Divisórias, adaptações da instalação elétrica, instalações de informática, telefonia, internet. Isso não sai de graça.

    E ao que parece será uma prefeitura com pouca acessibilidade, sem falar na tortura que vai ser encontrar vaga pra estacionar por ali, aliás não vai ter vaga, pois os funcionários ocuparão as poucas que existem na rua, e a população vai ter que deixar o carro bem longe e caminhar no sol e na chuva.

    Muito bom mesmo.

  4. Que bom que é só 3000,00 por mês a mais para a segurança da vida das pessoas de trabalham e daquelas que precisam comparecer a prefeitura. Antes 3000,00 em segurança do que uma vida que seja perdida em um desabamento… vamos deixar de ser burros gente!!!!!!!!!

  5. Eu já sabia disso desde outubro.

    E aí, alguém vem defender o uéligtôn ?

    Só mais R$ 3.000,00 pra colocar a prefeitura inteira lá dentro ? Tá barato hein…..

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