Profissionais da Saúde de Mafra e região participam de capacitação em “Fortalecimento da Atenção Básica”

Por Gazeta de Riomafra - 27/11/2015

Teve início na última sexta-feira, 20, a capacitação “Fortalecimento da Atenção Básica” dirigido a profissionais da saúde de Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Irineópolis e Barra Velha. O curso tem duração de 90 horas, dividido em aulas presenciais e à distância, sendo seu encerramento em março de 2016.

A primeira aula, na Amplanorte, foi ministrada por profissionais da CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço – Flávia March, terapeuta ocupacional e coordenadora regional de saúde e Luci Honorato, psicóloga que atua na referência em judicialização em saúde mental. A capacitação contempla quatro módulos – Introdução temática; Processo de Trabalho na ABS – Organização da Atenção; Ferramentas para o Trabalho na ABS; Autoavaliação, Programa Local e Monitoramento. De acordo com as palestrantes, o objetivo do encontro é rediscutir o processo de trabalho na atenção primária em saúde.

A Saúde de Mafra contou com a participação de aproximadamente 30 profissionais inscritos, por considerar atividades de educação permanente em saúde, relevantes ao progresso dos processos de trabalho e de cuidado continuado à população. A coordenadora de Atenção Básica, Talita Cristina de Almeida Schmidt, da Secretaria da Saúde de Mafra, comentou sobre a importância do trabalho das equipes multiprofissionais atuantes nas unidades de saúde do município, por meio de cursos presenciais e educação à distancia, como esta atividade. “A população tem características diversas e os profissionais da saúde devem estar fortalecidos para os desafios e demandas do dia a dia”, declarou.

Uma das participantes da capacitação, Alci Leite, assistente social do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, disse que curso é esclarecedor, principalmente para quem ingressa na área. “É necessária a educação permanente para manter os profissionais atualizados e isso beneficia a população. A capacitação agrega conhecimento e reflete na melhoria do atendimento ao usuário do SUS e de todo trabalho em rede, fortalecendo-o”, concluiu a participante.

O curso é promovido pelo CIES Planalto Norte, região a qual Mafra faz parte, em parceria com o Serviço de Telessaúde do estado de Santa Catarina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.