
Um projeto piloto que visa detectar precocemente alterações visuais nos alunos de Mafra teve início na manhã de segunda-feira, dia 4 de agosto, no Centro de Educação Municipal Beija-Flor. Trata-se do projeto “Lions Promovendo a Visão Infantil: Ver para Aprender”, do Lions Clube Pérola do Planalto, que está sendo implementado em parceria com a Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e a Ótica Record, em cerca de 70 alunos das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental da escola. Nessa manhã foram feitos exames oftalmológicos e os alunos que apresentarem problemas de visão receberão os óculos.
O prefeito estava presente no início dos exames com os alunos. Ele destacou a importância da ação diagnosticando alguma dificuldade visual já nas primeiras séries, “o que vai auxiliar em muito no decorrer do aprendizado”. Ele destacou a parceria e agradeceu ao Lions Clube Pérola do Planalto e à Ótica Record, que vai beneficiar muito as crianças das escolas da rede municipal. “Nossa meta é proporcionar um aprendizado com qualidade a todos os nossos alunos e essa parceria vai ajudar nessa área”, destacou agradecendo.
O vice-prefeito Carlos Nitz, falou da importância do projeto para a educação dos alunos da rede municipal e da parceria que tornou o projeto possível. “Esse projeto piloto vai garantir que os alunos tenham as condições necessárias para aprender com qualidade e segurança”, afirmou.
Parcerias importantes
A secretária de Educação, Jamine Henning explicou que a parceria não vai parar nos exames, pois as crianças que tiverem uma dificuldade constatada na sua visão poderão receber os óculos, sem custo. “É um projeto excelente em favor dos nossos alunos, que posteriormente poderá ser ampliado para todas as nossas escolas”, afirmou.
A presidente do Lions Lions Clube Pérola do Planalto, Eunice Martins Haas destacou junto aos alunos e professores presentes na solenidade de lançamento do projeto piloto, que a ação não poderia acontecer sem a parceria entre a Prefeitura e a Ótica Record. “Nós formamos uma equipe que visa beneficiar os alunos e hoje damos início a esse projeto de visão na escola Beija-Flor. O Lions participa ativamente do projeto e vai disponibilizar os óculos a quem tiver necessidade”, afirmou.
Projeto Piloto de Ação Social
O projeto “Lions Promovendo a Visão Infantil: Ver para Aprender” tem por objetivo disponibilizar exames de visão gratuitos e, quando necessário, realizar a entrega de óculos corretivos. Visa promover a triagem oftalmológica de forma preventiva, identificar possíveis problemas visuais nos alunos e encaminhamento a especialistas se for necessário. Ele também visa facilitar o acesso a correções visuais por meio da entrega gratuita de óculos aos alunos que apresentarem grau superior a 0,5 e contribuir para o desenvolvimento educacional e pessoal das crianças.
