Projeto Sanitarista Junior tem início na Escola Agrícola de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 11/04/2016

Projeto Sanitarista Junior tem início na Escola Agrícola de Mafra

A Escola Agrícola Municipal prefeito José Schultz Filho começou a desenvolver em março deste ano, o projeto Sanitarista Junior, criado pela CIDASC com a finalidade de repassar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos alunos do ensino fundamental, proporcionando novos comportamentos a longo prazo e de seus familiares, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. Projeto piloto nas escolas de Mafra, o projeto será trabalhado com 33 alunos do 9º ano, cujo conteúdo será tratado junto às disciplinas de práticas agrícolas. Mas também se desenvolverá nas demais disciplinas constantes do currículo escolar.

O projeto Sanitarista Junior, da CIDASC, nasceu da vontade de cultivar nas crianças, o amor pela natureza e o desejo de conhecer a vida no campo, o trabalho do produtor rural e sua relação com o meio ambiente. E a partir desse conhecimento, entender, aceitar e participar do trabalho de defesa agropecuária, como sujeito desse processo.

A proposta de inclusão da Escola Agrícola no projeto foi apresentada pela CIDASC em novembro do ano passado, sendo bem recebida e acolhida pela direção. Após foi firmado o termo de compromisso entre companhia e a escola e eleita as turmas do 9º ano para desenvolverem o programa. No dia 23 de março os profissionais da Cidasc Francieli M. C. Schuhli e Fernando Bilinski estiveram na escola para o lançamento do Sanitarista Junior. Conversaram como os alunos e professores a respeito do projeto, distribuíram as cartilhas e materiais.

Conforme a CIDASC, a Escola Agrícola tem a peculiaridade de estar envolvida com assuntos da agropecuária. “Temos a convicção que os assuntos trabalhados serão de grande interesse e que contribuirão para a formação desses futuros profissionais da área agropecuária”, explicam. A direção da escola destacou que com o desenvolvimento do projeto haverá um enriquecimento nas disciplinas técnicas em termos de orientação e prevenção.

Ao final do ano os alunos deverão entregar uma redação de vinte linhas referente aos assuntos do projeto. A coordenação do projeto em parceria com os profissionais das Administrações Regionais premiarão o melhor material.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

CIDASC

No estado de Santa Catarina à CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) é responsável pelo trabalho de Defesa Sanitária Agropecuária. As ações da Defesa Sanitária Agropecuária estão alicerçadas na educação sanitária realizada a campo pelos engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros profissionais que atuam na Cidasc. Como consequência deste trabalho, Santa Catarina conquistou um status sanitário diferenciado dos demais estados da federação, sendo área livre de moko da bananeira, Cydia pomonella (traça da maçã) e livre de febre aftosa sem vacinação. A educação sanitária agropecuária contribui para a manutenção deste status levando informação e construindo conhecimento.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.