Reativação do aeroporto de Mafra foi pauta de encontro de prefeitos da região com o governador

Por Gazeta de Riomafra - 12/03/2019

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), se reuniu na tarde desta quinta-feira, 7, na Casa d’Agronômica, sua residência oficial em Florianópolis, com os prefeitos representantes da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e com os deputados Ricardo Alba, Paulinha, Valdir Cobalchini e Vicente Caropreso. Na ocasião, foram tratadas as demandas de infraestrutura, saúde e ações de incentivo ao desenvolvimento da economia da região do planalto norte.

Os prefeitos apresentaram ao governador uma pauta com as prioridades para a região.

Na pauta, repasse de recursos para a manutenção das SCs 120 e 477, ampliação do programa Porteira Adentro, construção de ponte para ligar os distritos do Campo d’Água Verde, em Canoinhas, e São Cristóvão, em Três Barras, ampliação do sistema de videomonitoramento, energia elétrica, a situação do Hospital Santa Cruz de Canoinhas e do aeroporto de Mafra.

AEROPORTO DE MAFRA

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil firmou o convênio com Governo do Estado de Santa Catarina em 2017 para a exploração do aeródromo Hugo Werner (SSMF) e na ocasião, além das demandas regionais o prefeito Wellington reivindicou a cessão do aeródromo para o município de Mafra com o intuito de reativar e ampliar o uso do local, considerando que “é uma das necessidades para avançar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e da região, pois a sua reativação irá alavancar o desenvolvimento econômico de Mafra, visto que município que possui uma infraestrutura aeroportuária se torna um polo integrador” relatou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O AERÓDROMO

Localizado na rua José Stoebel, s/n no bairro Faxinal, possui uma pista em grama medindo aproximadamente 920 x 99 metros de extensão para pousos e decolagens de pequenas aeronaves. O local encontra-se interditado desde 2003 pelo Departamento de Aviação Civil – ANAC que é responsável pela fiscalização dos horários de voos, do grau de treinamento de tripulantes e da infraestrutura de aeroportos.

Sobre a interdição, a questão crítica levantada à época foi relativa à vulnerabilidade da área operacional do aeródromo, apontando problemas como cerca patrimonial/operacional, trânsito de veículos, pessoas não autorizadas e animais, bem como invasões no sítio aeroportuário, entre outras.

Para o aeródromo conseguir alcançar o status de aeroporto, é preciso atender as exigências quanto às instalações, facilidades, equipamentos e pessoal capacitado que possa atender e dar suporte a aeronaves comerciais de transporte de passageiros e de cargas.

PRÓXIMOS PASSOS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ante os anos que se passaram desde então, a Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania vem buscando junto aos órgãos responsáveis a reativação, e agora a expectativa é obter a cessão de uso do local, para poder realizar as devidas adaptações de infraestrutura e regularizar a documentação para o devido funcionamento do local.

OUTROS PEDIDOS PARA A REGIÃO

Os prefeitos falaram também sobre as rodovias estaduais que cortam a região. A SC 120, que liga os municípios de Canoinhas e Timbó Grande, precisa de manutenção. Convênio foi firmado entre os governos de Canoinhas e do estado para realizar a recuperação da via prevendo repasse de recursos ao município, o que de fato ainda não aconteceu.

Considerado a precária situação da SC 477, trecho que liga Canoinhas a Papanduva (as BRs-280 a 116), os prefeitos pediram a colaboração do governador para que ela seja revitalizada.

O prefeito de Canoinhas também solicitou o repasse imediato de valores atrasados para o Hospital Santa Cruz.

Outro assunto debatido foi a construção de uma ponte para facilitar o acesso entre os maiores distritos de Canoinhas e Três Barras, ligando o Campo D’Água Verde e o São Cristóvão, além de câmeras de segurança na prevenção e na correção de atos ilícitos.

Outros prefeitos da Amplanorte também apresentaram documentos com reivindicações. Participaram ainda do encontro o prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD); de Major Vieira, Orildo Severgnini (MDB), de Itaiópolis, Reginaldo José Fernandes Luiz; de Porto União, Eliseu Mibach; de Monte Castelo, Jean Carlos Medeiros (PSDB); de Irineópolis, Juliano Pereira (PSDB), e de Papanduva, Luis Henrique Saliba (PP).

De modo geral, os prefeitos pediram melhorias na infraestrutura (com foco na SC-477), saúde e ações de incentivo para desenvolvimento da economia da região.

De acordo com o governador esses pleitos estão sendo recebidos e vistos de forma isonômica. “A conversa com os prefeitos é sempre muito importante. Eles conhecem as necessidades regionais melhor do que ninguém. Estamos recebendo representantes de todas as associações e trataremos todas as reivindicações de forma isonômica”, salientou Moisés.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.