A previsão do tempo indica um final de semana ensolarado e com calor em Rio Negro e Mafra.
Porém, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a possibilidade de temporais isolados entre sábado (04) e domingo (05) em algumas regiões do estado, incluindo o Planalto Norte. Confira abaixo o boletim publicado nesta sexta-feira.

De acordo com a Clima tempo, nsta sexta-feira (03) um novo ciclone extratropical se forma na costa do RS. Além disso, uma frente fria também se aproxima do estado gaúcho e reforça as instabilidades pela região. A chuva não é volumosa, mas pode ser pontualmente forte em algumas áreas do leste do RS. A chuva também alcança o extremo sul de SC, mas intercala com perÃodos de sol. Nas demais áreas da região o tempo fica firme e ensolarado. A umidade do ar fica abaixo dos 30% entre o oeste de SC e no estado do PR.
Ao longo do fim de semana a frente fria avança e as instabilidades se espalham, alcançando o sudoeste do PR. A chuva pode vir acompanhada por trovoadas e o céu fica encoberto. No domingo (05) o tempo fica mais firme sobre o sul e oeste do RS.
Na segunda-feira (06), áreas de instabilidades voltam a atuar no RS e há previsão de chuva forte e temporais sobre o sul do estado e região da campanha gaúcha, e essa condição se estende até o feriado na terça-feira (07), com pancadas de chuva por todo o estado. Entre SC e o PR, a semana começa com predomÃnio de tempo firme, só chove na faixa leste dos dois estados e há bastante variação de nebulosidade sobre o litoral catarinense.
O nÃvel do rio Negro, principal fonte de abastecimento de água de Mafra e de Rio Negro, continua bem abaixo do normal. Às 10h desta sexta-feira o nÃvel registrado é de 0,576 metros, de acordo com o monitoramento hidrológico da Copel.
A população deve economizar água. Confira algumas dicas:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cinco minutos é o tempo ideal para conseguir se lavar adequadamente e conseguir um uso sustentável de água e energia.
Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar.
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No perÃodo de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milÃmetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.
Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.
Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada. Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para liga-la apenas quando estiver cheia.
Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.
Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.
Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.
Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.
Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.
A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.
Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.
LEIA TAMBÉM: Prefeituras podem penalizar atividades que geram desperdÃcio de água