Representantes de Mafra animam a Assembleia mostrando nossa cultura regional

Por Gazeta de Riomafra - 24/08/2019

A tarde desta quarta-feira (21) foi um pouco atípica na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, com lançamento da frente parlamentar de apoio e incentivo a cultura, se viu um clima mais leve, colorido e com muita animação, contagiando a assembleia e fortalecendo os laços com ações, projetos e promovendo um grande ato pela cultura.

O intuito do evento é de realizar de forma conjunta e articulada a atuação no nosso estado, estimulando a cultura regional e reafirmando a necessidade de ações de políticas com relação à cultura, de forma a auxiliar o governo na aplicação dos recursos destinados ao setor.

A região do planalto norte não podia ficar de fora, estiveram presentes no evento representantes dos municípios de Mafra e Três Barras, que apresentaram a nossa vasta cultura regional com muita alegria e animação.

Viviane Bueno gestora Cultural de Três Barras e presidente do colegiado de Cultura da Amplanorte destacou a importância da participação dos municípios da região: “Nossa região apresenta uma cultura muito rica em todo seu território, tendo presente grande diversidade cultural nas etnias, na gastronomia, na musica, na dança, no folclore, nas artes plásticas e visuais no patrimônio material e imaterial em toda sua construção histórica e cultural dentro também da região Caminhos do Contestadoâ€.

Para a coordenadora da frente parlamentar, a frente vai alem de apenas divulgar e incentivar as apresentações culturais, “Queremos ser o centro dos debates sobre as políticas culturais, ouvindo todos os segmentos da cultura, dar visibilidade aos artistas, fomentar e promover ações culturais e fortalecer os conselhos municipais de cultura e o conselho estadual†salientou a deputada.

Apesar das várias apresentações realizadas durante o lançamento da frente, o ponto alto do evento foi a excelente performance do artista e ator Agostinho Krysyszyszn do município de Três Barras, que representou o Monge João Maria, um importante personagem de causos e lendas da nossa região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além da apresentação de Agostinho Krysyszyszn, os representantes da região realizaram uma mostra da cultura Ucraniana, que foi peça chave na colonização e origem de muitos descendentes de nossa região, os dois jovens Stefany Jonko Corrêa e Cauã Fagundes, utilizaram vestes típicas para exibir a etnia Ucraniana.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.