Os vereadores de Mafra aprovaram na última sessão ordinária da Câmara, o requerimento que solicita um estudo de viabilidade para reduzir a altura das muretas do trevo de entroncamento da BR 116 e BR 280, sentindo a Rio Negrinho.
Os autores da proposta são os vereadores José Marcos Witt (PDT) e Adilson Sabatke (PP). Por meio de ofÃcio, a sugestão será encaminhada à Autopista Planalto Sul, que administra a rodovia e é a responsável pela obra.
Segundo os vereadores, as muretas estão dificultando a visibilidade dos motoristas. Para quem está circulando pelo trevo, sentindo a Rio Negrinho, há dificuldade de enxergar veÃculos a direita – que vem das marginais e ainda não estão parando para os veÃculos que estão no trevo.
Os vereadores acrescentam que o local tem sido palco de vários registros de acidentes desde sua inauguração. Por isso, os vereadores estão solicitando as modificações para evitar situações mais graves de colisão entre veÃculos.
A OBRA
A Autopista Planalto Sul, empresa do Grupo Arteris, entregou no dia 17 de março a obra do viaduto em desnÃvel localizado no Km 4,5, em Mafra.
O local é um dos mais importantes acessos à cidade e ainda faz entroncamento com a BR 280, que leva a municÃpios como Rio Negrinho, São Bento, Joinville.
O viaduto foi projetado para resolver o conflito no cruzamento de tráfego das duas rodovias, além de evitar filas e principalmente trazer mais segurança para os usuários. O investimento realizado pela Arteris, oriundo da tarifa de pedágio, gira em torno de R$ 19 milhões.
Diariamente passam por este viaduto cerca de 7 mil veÃculos. São viajantes, turistas, caminhoneiros que carregam a safra agrÃcola, além de cargas que movimentam a economia do paÃs.