Reunião Técnica reúne médicos veterinários da Cidasc em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 05/11/2016
Foto:  Hiorhan Alesy Keretch Ulbirich/Cidasc Mafra
Foto: Hiorhan Alesy Keretch Ulbirich/Cidasc Mafra

Na última terça-feira, 25, na sala de reuniões do departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) de Mafra, foi realizada uma reunião técnica conjunta com toda a equipe de inspeção das regionais da Cidasc de Canoinhas e Mafra, que inspecionam os estabelecimentos registrados com o Sistema de Inspeção Estadual (SIE).

A abertura do evento foi realizada pelo gestor do departamento regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos. Estiveram presentes no encontro profissionais da equipe dos médicos veterinários do SIE, do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos Origem Animal (DEINP), outros veterinários da companhia, médicos veterinários habilitados e responsáveis técnicos dos estabelecimentos registrados com o SIE das regionais. Foram responsáveis pela condução da reunião os médicos veterinários da DEINP Claudio M. Moreira, José Ruy Almeida Leite Filho, Alexandre R. Viedo e Marcelo Nalim.

Na oportunidade, também foi promovido um treinamento de capacitação aos médicos veterinários habilitados, com o tema “Procedimentos Operacionais Padronizados”. A prática tratou de assuntos relacionados à execução das normas e procedimentos técnicos padronizados, no âmbito do Serviço de Inspeção Estadual.

Além disso, foram elucidadas padronizações nas ações dos médicos veterinários no desenvolvimento das inspeções dos estabelecimentos registrados, com ênfase aos Programas de Autocontroles de Produções (PAC). Dessa forma, auxiliando na inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, com o objetivo da fabricação de produtos inspecionados e com procedência pelos estabelecimentos parceiros, em benefício aos consumidores destes produtos no estado de Santa Catarina.

SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL – SIE

O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal, comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumo, sendo que os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, o seu armazenamento, transporte e comércio.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.