Riomafrenses nas Olimpíadas do Rio 2016

Por Gazeta de Riomafra - 10/05/2016

Após passarem pela seleção e triagem de candidatos, riomafrenses são selecionados a participarem das Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016. A rionegrense Camila Regina Schelbauer, fisioterapeuta, estará carregando a tocha olímpica na cidade de Araucária, no dia 15 de julho.

O mafrense Olímpío Ruske, professor de educação física, foi selecionado a participar do evento atuando em diversas áreas de serviço.

Outros quatro policiais militares de Mafra, também foram convocados a estarem participando das Olimpíadas Rio, atuando desta forma, na Força Nacional de Segurança Pública, porém, estes ainda aguardam serem confirmados oficialmente pelo comando da Policia Militar de Florianópolis.

Rionegrense irá carregar tocha olímpica

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos selecionaram candidatos que carregarão a tocha olímpica nas 327 cidades brasileiras. Dentre eles está a rionegrense, Camila Regina Schelbauer que carregará a tocha olímpica na cidade Araucária-PR no dia 15 de julho

Camila Regina Schelbauer
Camila Regina Schelbauer

Camila é fisioterapeuta e atua em um centro de reabilitação e equoterapia no município de Rio Negro, a qual busca proporcionar melhor qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais através da equoterapia, sendo admirada por muitos pela forma de como cuida da reabilitação destas pessoas, proporcionando um atendimento inovador aos tratamentos que realiza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A mesma conta que foi surpreendida pelo seu marido quando encaminhou ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos um texto em que contava um pouco sobre sua história e profissão, sendo este, selecionado para a triagem entre os candidatos e escolhida como finalista. Provavelmente a história profissional de Camila fez com que ela fosse uma das felizardas selecionadas para carregar a tocha olímpica.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Camila e a mesma disse que sua participação ocorrerá na cidade de Araucária, no estado do Paraná. A reportagem da Gazeta consultou o calendário do evento, onde no dia 15 julho a tocha olímpica estará passando pelo município de Araucária.

Mafrense é selecionado para Olimpíadas e Paraolimpíadas

Olímpio Ruske, professor de Educação Física é selecionado para participar das Olimpíadas Rio, onde irá desempenhar sua função em diversas áreas de serviço ao evento. Sua viagem está programada para o dia 03 de agosto

Olímpío Ruske
Olímpío Ruske

Olímpio Ruske é professor de Educação Física, aposentado pela Escola de Educação Básica Santo Antônio, em Mafra, onde durante anos, passou aos alunos seu conhecimento e práticas esportivas durante as suas aulas. Aposentando há 2 anos, Olímpio diz ter realizado um sonho, como desportista poder ser voluntário numa olimpíada no seu pais.

Em entrevista a Gazeta, ele conta que as inscrições para a seleção de candidatos aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos se iniciaram ao final de 2014, aonde vieram em seguida, diversas etapas de treinamento, a maioria online e algumas presenciais, como em Florianópolis, onde recebeu um treinamento básico da língua inglesa para atuação nas Olimpíadas do Rio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Olímpio comenta que, para participar da seleção, eram necessários alguns requisitos e conclusão das etapas propostas pelo comitê organizador, onde muitos candidatos desistiram das vagas. Após aprovação a estes procedimentos, o mesmo recebeu as funções onde estará desempenhando seu trabalhando, sendo elas: orientação ao público sobre entrada e saída das arenas; controlador de ingressos; monitor de arquibancada; localizador de assento nas arenas; controlador de credencial e/ou assistente de escritório.

Além disso, irá atuar na função de áreas de serviços do evento, como na parte central de jogos, a qual fica no Rio Centro, onde engloba as Arenas Cariocas 1,2 e 3.  Velódromo Olímpico, Arena Olímpica do Rio, Centro Aquático, Estádio Aquático Olímpico, Centro Olímpico de Tênis e Arena do Futuro. Ele menciona ainda que o trabalho é realizado de forma voluntária, recebendo a alimentação e transporte do governo.

O professor relata que, a maior motivação para estar participando deste evento é a sua profissão, já que envolve os melhores atletas do mundo, considerando esta, uma oportunidade única.

Olímpio comenta também que a escala ainda não foi definida, porém, sabe que deverá estar no dia 03 de agosto no local aonde ocorrerá os jogos para que possa receber o treinamento junto aos outros candidatos selecionados.

Policiais mafrenses

Foram selecionados ainda, quatro policiais militares de Mafra para estar trabalhando na Força Nacional de Segurança Pública, porém, os mesmos ainda não foram chamados pelo Comitê Organizador, aguardando o comunicado oficial do comando da PM em Florianópolis, tendo a previsão para a chamada no dia 25 de junho.

Símbolo

Tocha Olímpica 2016 (1)A chama olímpica é um importante símbolo dos jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

Entre os principais atributos de inovação da tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

Representa também, um novo capítulo para a milenar história do objeto. Sua chama remete aos primórdios dos Jogos, no século 8 a.C.: os gregos da antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas sempre acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.

Para assegurar sua pureza, a chama era acesa pelos raios do sol através de uma “skaphia”, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, esta cerimônia continua sendo realizada para acender a chama em frente ao Templo de Hera, na mesma cidade de Olímpia, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas”, entre 90 e 100 dias antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

Passará por perto de nós…

A tocha foi acesa em Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade no dia 21/04 em frente ao Templo de Hera. Ela ficou uma semana passando por cidades do país até chegar a Atenas, onde seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional. Após, embarcou para o Brasil, chegando no dia 03/05 em Brasília.

Ela passará por 327 cidades em todo Brasil, nas cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No Paraná ela passará por 22 municípios e 20 em Santa Catarina. As mais próximas de Riomafra no Paraná são: Fazenda Rio Grande (15/07), Curitiba (14/07), São José dos Pinhais (14/07), Araucária (15/07) e Campo Largo (15/07). Em Santa Catarina: Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau em 12/07. Em Massaranduba, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville no dia 13/07.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.