Saúde de Mafra intensifica o combate à Dengue

Por Gazeta de Riomafra - 31/01/2016

A Vigilância Epidemiológica, Sanitária e o programa de controle de Endemias, da de Mafra estão realizando capacitação para os Agentes Comunitários da Saúde (ACS), que atuam no centro e interior do município, com objetivo de prevenir e conter a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Segundo a enfermeira Luciana Mazon, esta ação integrada para o controle do vetor é fundamental para conter o progressivo aumento registrado da doença em todo o país, inclusive em Santa Catarina. Num primeiro momento os agentes que atendem a localidade de São Lourenço passaram por esta capacitação que deve atingir a todos os demais ACS. “É importante que os agentes tenham informações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, a fim de esclarecer as dúvidas dos munícipes, bem como orientá-los quanto à prevenção”, disse.

Dengue em foco

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, não há registro de pessoas que foram contaminadas pela Dengue em Mafra. “No final do ano atendemos 14 casos suspeitos, sendo apenas três casos confirmados, mas de pacientes que já vieram com dengue, provenientes de estados do norte e nordeste do país”, esclareceu a enfermeira. O Município de Mafra não tem nenhum foco de dengue  e nenhum caso da doença confirmado até a última semana. A informação positiva foi repassada na manhã da última quarta-feira, 26,  pelas agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, em razão de algumas denúncias da existência de locais com água parada. Apesar da situação ser de relativa tranquilidade, as agentes orientaram a população quanto a necessidade da prevenção, eliminando “todo e qualquer  depósito  que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito”.

Apesar disto, “a população deve fazer a sua parte, evitando a proliferação do mosquito”. Veja dicas no final desta reportagem. As duas principais causas da disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, são as altas temperaturas associadas a chuvas intensas comuns nesta época do ano. Estas condições, de acordo com a equipe de controle de endemias do município, são observadas em Mafra, e, portanto, propícias para a proliferação dos mosquitos.

Sintomas

Os sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo, por trás dos olhos, nas articulações e manchas vermelhas na pele. O primeiro passo quando houver suspeita da doença é hidratar-se e procurar um serviço de saúde – ESF do bairro ou o Pronto Atendimento (P.A).  A equipe de saúde lembra ainda que uma pessoa pode contrair dengue quatro vezes por se tratar de diferentes tipos imunológicos. “Além da dengue, a Zika e a Chikungunya também são transmitidas pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. Portanto, contamos com a colaboração da população nesta luta”, concluiu Luciana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Armadilhas para controle

Em Mafra a rotina no combate à dengue é diária e durante todo o ano sem intervalos. As agentes de combate a endemias inspecionam uma rede de armadilhas e pontos estratégicos alocados em cemitérios, borracharias, rodoviária, entre outros.  Semanalmente são verificadas 172 armadilhas e quinzenalmente 40 pontos estratégicos. As agentes inspecionam os depósitos com água parada na procura de larvas do mosquito, onde são coletadas e encaminhadas ao laboratório, que realiza o trabalho de identificação da espécie de larva encontrada.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

– Não jogue lixo em terrenos baldios.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

– Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

– Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

– Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com periodicamente.

– No cemitério, encha os pratinhos ou vasos de planta e/ou flores com areia até a borda.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.