Saúde de Mafra orienta população sobre descarte de medicamentos e materiais perfurocortantes

Por Gazeta de Riomafra - 01/08/2020

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Primária, está orientando os munícipes sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem utilidade e de materiais perfurocortantes como seringas, agulhas, lancetas, entre outros. Para o descarte correto, os produtos devem ser acondicionados em garrafas PET e levados até a unidade de saúde mais próxima.

A secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, falou sobre a importância do descarte correto destes materiais. “Se descartados de forma errada, no lixo comum, sem qualquer cuidado, podem contaminar o meio ambiente devido aos seus componentes químicos, contaminando o solo e mananciais. Além de serem um risco à saúde se porventura alguém encontrar e reutilizar”, explicou. Ela lembrou ainda que o descarte errado pode causar acidentes aos profissionais que trabalham com coleta.

Recomendações quanto ao descarte

– não jogue medicamentos e materiais perfurocortantes em lixo comum;

– não jogue medicamentos em vasos sanitários ou pias;

– pacientes diabéticos, que fazem uso de insulinas (medicação pela seringa) devem destinar esses materiais corretamente. Caso necessite, buscar orientação na sua unidade de saúde;

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– jamais se deve tentar resgatar algo do coletor (garrafa PET);

– depois de preenchido, o coletor deve ser entregue a uma unidade de saúde próxima, para tratamento e destino adequados.

Esses cuidados evitam acidentes com adultos, crianças, idosos, profissionais da limpeza pública e animais de estimação.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.