Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla teve diversas atividades em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 07/09/2019

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída em 26 de dezembro de 2017 através da lei federal nº 13.585.

A APAE de Mafra realiza diversas ações, não só durante a semana de 21 à 28 de agosto, mas durante todo o ano focando principalmente na prevenção de deficiências.

Hoje a APAE de Mafra conta com 204 alunos regularmente matriculados, onde dentro dos níveis de prevenção encontram-se na prevenção Terciária, recebendo atendimentos da equipe multiprofissional para habilitação e reabilitação das deficiências já instaladas.

A escola conta com uma equipe técnica (multiprofissional) completa, comporta por: neuropediatra, psicólogas, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, assistente social, dentista e pedagogos. Com o objetivo de dar melhores oportunidades de reabilitação e qualidade de vida para nossos alunos.

A APAE também conta hoje com uma estrutura completa, porém já com pouco espaço físico para bem atender nossa clientela. Hoje dentro da APAE os usuários tem além das atividades pedagógicas, aulas de artes, informática e educação física. Atendimento com toda a equipe técnica com estrutura de alto nível como: hidroterapia, programa Pedia Suit, gameterapia, Sala de Integração sensorial, comunicação suplementar alternativa através do software Boardmaker e APP LIVOX, aplicação de testes psicológicos, além dos atendimentos convencionais do dia a dia.

Também na APAE, há a fanfarra inclusiva em parceria com a Escola Mário de Oliveira Goeldner, a qual desfila todos os anos no desfile cívico de 07 de setembro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vale ressaltar que o indivíduo com deficiência intelectual não enxerga-se diferente das pessoas ditas normais, mas nós conseguimos perceber essa diferença. Por esse motivo trabalhamos também a autoestima dos alunos e a comunidade em geral para que evitem o buling, sendo que este provoca constrangimento para o portador de deficiência intelectual e seus familiares.

A APAE de Mafra coloca-se a disposição da comunidade em geral para visitas e também orientações sobre a prevenção de deficiência que está acontecendo e sendo divulgada nos municípios de Mafra e Rio Negro através de palestras interativas, Aplicação do jogo de dominó da prevenção, outdoors, placas informativas distribuídas pela a cidade, folders, pedágio anual da APAE, Caminhada Laranja, entre outras atividades.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.