Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada pelo CAPS de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 26/08/2019

Com o apoio do Strike R4 Boliche, na última terça-feira, 20, durante todo o dia, os usuários do CAPS I de Mafra confraternizaram, socializaram e se exercitaram jogando boliche. A atividade ocorreu em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto, instituída pela Lei 13.585/2017, e que tem por objetivo estimular o debate sobre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no Brasil.

DOENÇA MENTAL X DEFICIÊNCIA MENTAL

O que define a pessoa com deficiência não é a falta de um membro nem a visão ou audição reduzidas. O que a caracteriza é a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade. Quando se fala em deficiência intelectual e mental, muitas pessoas não sabem diferenciar estes conceitos.

Doença mental é um transtorno psiquiátrico que nada mais é do que um conjunto de alterações que mudam o comportamento e o humor da pessoa, podendo prejudicar o seu desempenho. Estas alterações acontecem na mente da pessoa e provocam mudanças no modo como ela percebe a realidade. Este distúrbio deve ser tratado por uma equipe especializada em psiquiatria e saúde mental, como por exemplo o CAPS. São exemplos de doenças mentais: transtorno bipolar e a depressão.

Quando falamos em deficiência mental, o assunto já é distinto, porque o mesmo trata-se de um retrocesso no desenvolvimento da pessoa que gera dificuldades no aprendizado e na realização de tarefas simples do dia a dia. Nestes casos, existe um problema cognitivo que aparece antes da fase adulta tratado geralmente por equipe especializada em neurologia e desenvolvimento, como, por exemplo, as APAES. São exemplos de deficiências mentais: autismo, Síndrome de Down, Síndrome de Angelman entre outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.