Sessão ordinária é dedicada à entrega de moções de aplausos

Por Gazeta de Riomafra - 24/08/2019

SAÚDE

A primeira entrega foi para a Maternidade dona Catarina Kuss pela comemoração do seu aniversário de 47 anos, nos quais vem prestando relevantes trabalhos, atuando “a serviço de novas vidas”.

A história da Maternidade dona Catarina Kuss teve início no mês de março do ano de 1972. É uma instituição de saúde pública, voltada para o atendimento obstétrico e neonatal, sendo referência para a região do planalto norte catarinense.

Com área construída de 2.083 metros quadrados sobre um terreno doado pelo Sr. Pedro Kuss. Teve em seu nome uma homenagem a Srª. Catarina Kuss, (esposa do Sr. Pedro Kuss).

Foi administrada pela Fundação Hospitalar de Santa Catarina de 1972 até 1990, quando, tanto a instituição quanto seu quadro de funcionários passou para o encargo da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, modificando o regime trabalhista vigente de CLT para Estatutário.

Na época da inauguração sua estrutura contava com 40 leitos para gestantes e 25 leitos no berçário, com um quadro de 40 funcionários. A data oficial de sua inauguração consta como sendo em 03 de abril de 1972, embora suas atividades tenham sido iniciadas em 15 de março.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Atualmente, a Maternidade conta com 35 leitos para obstetrícia, 04 para neonatologia e mais 10 leitos para UTI Neonatal com um quadro de 192 funcionários, composto por pessoal administrativo, enfermagem, asg, médicos, enfermeiros e a equipe multidisciplinar com assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.

LITERATURA

A segunda homenageada foi à escritora e historiadora Marina Maria Medeiros por suas obras de literatura contemporânea. Gaúcha de nascimento, radicada em Mafra, SC, há 44 anos. Casada com Onírio Jorge Medeiros e mãe de três filhos: Mônica. Marcos e Onírio Júnior.
Na adolescência descobriu sua vocação de escritora, tendo como inspiração o escritor gaúcho Érico Veríssimo. Suas obras “MAFRA 90 ANOS DE HISTÓRIA” e “MAFRA 100 ANOS” espalharam-se pelo Brasil e por inúmeros países.

Seu estilo de escrever mescla, passado e presente, realidade e ficção, em um jogo de palavras que gera grande cumplicidade. Idealizadora e primeira presidente da “Associação Cultural Dente de Leão”. Lançou até o momento, 17 livros infanto-juvenil, seis romances e seis livros históricos, num total de 29 livros. Sendo os históricos: “HISTÓRIA DE MUITAS VIDAS”, resgate de parte da história de Rio Negro e Mafra, desde o início da colonização alemã, os desbravadores tropeiros, a Guerra do Contestado e se alonga ao ano de 1973; “MAFRA 90 ANOS DE HISTÓRIA”, resgate histórico do município de Mafra; “SONHO BOM QUE VIROU REALIDADE”, resgate histórico do Lar dos Velhinhos de Mafra “São Francisco de Assis”; “NAS ONDAS DO RÁDIO”, resgate Histórico das Emissoras de Rádio da Fundação João XXlll de Mafra;  “MAFRA 100 ANOS”, resgate histórico do município de Mafra em comemoração ao seu centenário. Este, juntamente ao seu filho Onírio J. Júnior; “PÁGINAS DE UM MILAGRE”, resgate histórico da Maternidade D. Catarina Kuss de Mafra. Além de 2 CDs com músicas infantis de sua autoria e 1 CD com músicas de Louvor a Deus e Meditação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.