Telemedicina é mais um dos serviços oferecidos pela saúde de Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 04/11/2018

Com o objetivo de agilizar a fila de espera e o atendimento aos pacientes que necessitam de consultas dermatológicas ou exames de eletrocardiograma, a Saúde de Mafra disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, os serviços de Telemedicina com a emissão de laudos online para eletrocardiogramas (Teleeletro) e consultas dermatológicas (Teledermatologia).

No caso da Teledermatologia, esse procedimento atua como forma de triagem dos pacientes, pois agiliza o diagnóstico, que é realizado por uma equipe de médicos especialistas de Florianópolis que, após análise emitem o laudo do exame, classificam o risco e indicam à secretaria de saúde a conduta clínica que deve ser realizada em cada caso.

Segundo a Secretária de Saúde, Jaqueline de Fátima Previatti Veiga “esse serviço está nos ajudando a melhorar os atendimentos para a dermatologia e reduzir o tempo de espera do paciente por atendimento”, concluiu.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde as fotos e informações clínicas do paciente, são enviadas para um sistema online que é totalmente seguro e sigiloso, e tem tido boa aceitação da população. Estão sendo realizados aproximadamente 80 atendimentos por mês. A secretaria também informou que a fila para consultas dermatológicas diminuiu bastante com esse serviço, e os laudos para eletrocardiogramas (não apresentam fila de espera) estão sendo feitos com mais agilidade.

O QUE É TELEMEDICINA?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Telemedicina ou Telesaúde faz parte de um programa do Ministério da Saúde, oferecido pelas Secretarias de Estado da Saúde em parceria com algumas secretarias municipais. A Telemedicina é uma ferramenta de diagnóstico por imagem que, com o uso fotos e de tecnologia, permite a emissão de laudos à distância e totalmente online.

Segundo o site do Telesaúde Santa Catarina a proposta desse sistema é ofertar laudos por especialistas à distância, facilitando desta forma “o acesso do cidadão aos exames médicos de média e alta complexidade”.

PASSO A PASSO PARA O TELEDIAGNÓSTICO

Os procedimentos de Telemedicina, para eletrocardiograma ou consulta dermatológica, quando necessários, são solicitados e agendados no sistema STT (Sistema de Telemedicina e Telesaúde) pelo médico na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência (ESF), após a consulta, o paciente deve se dirigir à Policlínica na data e horário marcados para realizar o exame.

Para a realização do exame o enfermeiro (a) ou técnico (a), segue um protocolo estabelecido pelo STT e envia para o sistema, junto com as informações clínicas do paciente. Em seguida o especialista acessa as informações, emite o laudo, indica a conduta clínica e a classificação de risco. Os resultados são incluídos no sistema e a Policlínica avisa o paciente e o encaminha para o melhor tratamento.

A Telemedicina tem se tornado uma aliada em fornecer o diagnóstico das seguintes doenças: câncer de pele, hanseníase, psoríase, alergias e outras dermatoses.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os procedimentos de Telemedicina são realizados pela Secretaria de Saúde na Policlínica Municipal de segunda a sábado, o Teleeletro também é realizado pela ESF Ricardo Gregório – Vila Nova, conforme agendamento. Para os casos onde não há urgência, o laudo é emitido entre 10 e 15 dias após a realização do exame, e para urgências, atendimento e resultados são priorizados.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas ESFs, na Policlínica Municipal que fica localizada na rua: Mathias Piechnick, nº 55 – Centro de Mafra, Telefone: (47) 3641-5200 ou na Secretaria de Saúde através dos telefones 3645-3931 ou 3642-7468.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.