Uber expande o serviço no estado e Mafra é uma das cidades contempladas

Por Gazeta de Riomafra - 04/12/2018

Nesta quinta-feira o Uber anunciou a expansão dos serviços em Santa Catarina, cidades como Mafra, São Bento do Sul e Canoinhas estão entre as anunciadas para receber o serviços feito pelo aplicativo.

O Uber está atuando em Santa Catarina desde 2016, de cidade em cidade, e agora chega aos municípios do planalto norte.

Ao chegar aos novos locais, o aplicativo pretende fazer parte da vida das cidades e oferecer uma opção de mobilidade acessível, moderna e eficiente para moradores e visitantes, conectando usuários e motoristas com o simples toque de um botão. Nos primeiros dias, o tempo de espera por um carro pode oscilar para cima ou para baixo, mas em pouco tempo a tecnologia da Uber possibilita maior equilíbrio entre oferta e demanda.

Os motoristas parceiros da Uber prestam o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, que é previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei federal 12.587/2012) e foi regulamentado em âmbito nacional pela lei federal 13.640/2018, sancionada após amplo debate no Congresso. A atividade, portanto, não depende de respaldo por regulação municipal, uma vez que a lei federal estabeleceu regras que devem ser cumpridas por todos os motoristas, como ter carteira de habilitação com indicação de atividade remunerada e passar por verificação de antecedentes criminais.

A Uber mantém aberto o cadastro de pessoas interessadas em gerar renda dirigindo por meio do aplicativo nas novas cidades. Os interessados podem se informar no site uber.com/dirija. Motoristas parceiros já cadastrados em Santa Catarina não precisam se cadastrar novamente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além das regiões citadas, o serviço da Uber também está disponível nas regiões de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Criciúma, Tubarão, Blumenau, Lages, Chapecó, entre outras.

No Brasil, a Uber já está presente em mais de cem cidades e conta com mais de 500 mil motoristas parceiros gerando renda para si e suas famílias por meio do aplicativo.

O QUE DIZEM OS TAXISTAS MAFRENSES

O Uber é um concorrente direto dos taxistas. Para eles a concorrência do aplicativo com os motoristas da praça é desleal.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Mafra, Ivair Maurer, o Bira, hoje o trabalho na praça, atrás de um volante de taxi não está fácil, a demanda e os passageiros vem caindo a cada dia que passa.

Em contato com a nossa reportagem ele disse que a chegada do Uber na cidade trará problemas para a classe que representa. Hoje em Mafra são cerca de 50 taxis trabalhando regularmente. Falou ainda que irá tentar uma conversa com o prefeito para que alguma medida seja tomada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Contou que diferente do Uber os taxistas são obrigados a manter um carro com idade máxima de cinco anos, o aplicativo exige que seus motoristas tenham carros com oito anos. Destacou ainda que fora a idade do veículo os motoristas de aplicativo não precisam pagar taxas e não são fiscalizados quanto a manutenção de seus carros, enquanto os taxistas precisam ter em seus carros o taxímetro aferido pelo Inmetro, passar pela fiscalização da prefeitura, ter os carros vistoriados, pagar taxas e impostos e possuir alvará.

O QUE É UBER?

O app da Uber conecta você a um motorista particular quando você quiser, onde quer que você esteja. Nossa tecnologia permite focar na segurança de nossos usuários e motoristas parceiros antes, durante e depois de cada viagem.

QUANTO CUSTA?

O preço de viagens pela Uber em varia de acordo com a distância e o tempo. Outros itens também entram no cálculo em cada cidade, mas sempre que o usuário solicita uma viagem, o app mostra o preço que ele irá pagar ao final, sem surpresas. Ao final de cada viagem, os usuários recebem um recibo com o descritivo dos itens que fazem parte do valor final. É possível estimar o valor das viagens no site da Uber.

COMO CHAMAR UM UBER?

Para chamar um carro, você precisa apenas baixar o app em seu celular, criar uma conta e pronto. Aí é só abrir o app e apontar no mapa ou escrever o endereço de onde você quer que o motorista te encontre. O aplicativo pode ser baixado nos sistemas Android ou Apple. Para uma melhor experiência em celulares Android mais antigos e conexões de internet mais lentas, também é possível baixar o Uber Lite, versão mais leve do aplicativo que ocupa menos espaço e funciona bem mesmo com sinal fraco.

COMO SE CADASTRAR COMO MOTORISTA?

Ser um motorista parceiro da Uber é ideal para quem busca independência no dia a dia, sendo seu próprio chefe e escolhendo seus horários de trabalho. Os interessados podem dirigir seus próprios carros, um carro de outra pessoa ou mesmo um veículo alugado.

Para se cadastrar, acesse uber.com/dirija e faça o cadastro;

Inclua sua CNH com observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Para conseguir essa observação, basta procurar um posto do Detran mais próximo

Cadastre o CRLV de um veículo que cumpra os pré-requisitos explicados em t.uber.com/veiculos.aceitos

COMO FUNCIONA A SEGURANÇA?

A segurança é uma prioridade para a Uber. A plataforma conta com diversos recursos de tecnologia para auxiliar motoristas parceiros antes, durante e depois de cada viagem. Além disso os motoristas parceiros têm acesso ao suporte 24 horas e a uma cobertura de seguro APP, durante as viagens, para acidentes pessoais. Também são feitas verificações de informações pessoais por meio do cadastro de cartões bancários ou do CPF dos usuários, para contribuir com a segurança nas viagens.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.