UnC busca apoio para manutenção do investimento das bolsas no estado

Por Gazeta de Riomafra - 28/11/2018

Nesta terça-feira 27, a reitora da Universidade do Contestado (UnC), Solange Sprandel da Silva e vice-reitor, Luciano Bendlin, se reuniram com o presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Adilson Sabatke.  Os representantes da UnC pediram apoio para a manutenção do investimento às bolsas do art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina para as universidades comunitárias.

No dia 19 de novembro, o plenário encaminhou uma moção de repúdio à PEC 0005.3/2017 que trata sobre a redução no investimento destinado às bolsas do art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina para as Universidades Comunitárias.

A PEC/0005.3/2017 dará nova redação ao art. 49 do ADCT da Constituição do Estado de Santa Catarina visando à redução no investimento destinado às bolsas em universidades comunitárias, previstas no art. 170 da Constituição Estadual, trará grandes perdas educacionais, financeiras e sociais para a região do contestado. Já que a UnC oferece cerca de 10 mil atendimentos por ano de serviços gratuitos para a população dessa região, ajudando o estado a desafogar filas em hospitais, postos de saúde, atendimentos jurídicos e sociais.

A UnC contribui, desde a década de 1970, com o desenvolvimento da região do contestado. Em 2017, a UnC disponibilizou mais de 1000 bolsas de estudos do art. 170, contemplando alunos de baixa renda. Há muito tempo os recursos vêm sendo reduzidos pelo estado, sendo insuficiente perante a demanda da região, e com a provação da PEC 0005.3/2017 a situação se agravará e mais de 500 alunos serão prejudicados, tirando dos mesmos a possibilidade de concluir o ensino superior.

O presidente da Câmara afirmou em nome de todos os vereadores que a moção de repúdio foi encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Silvio Dreveck e que os vereadores estão empenhados nessa causa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.