Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher encerra atividades em Mafra com mais 1500 exames
Há 4 meses
Por Assessoria

A pareceria entre as prefeituras de Mafra, Porto União, Irienópolis e o Sesc/SC proporcionou às usuárias do SUS, a realização de exames gratuitos de mamografia digital e exame citopatológico (papanicolau – que previne o câncer de colo uterino), no período de 06 de maio a 05 de dezembro. Esta ação se deu por meio do Projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, tendo um caminhão instalado no estacionamento do Centro de Reabilitação, Hidroterapia e Saúde Preventiva – Hidro Saúde.

Mafra em números

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas na unidade móvel 1510 mamografias somente para as usuárias do SUS de Mafra. A partir dos exames, mais de 80 consultas foram encaminhadas, com prioridade, a ginecologistas do município, para avaliar os resultados que apresentavam algum tipo de alteração. Destes resultados, 15 mulheres receberam encaminhamento para avaliação na referência de oncologia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Muito além do Outubro Rosa

Para a Administração Municipal, esta unidade com oferecimento de exames foi uma solução para a diminuição de filas, não só de Mafra, mas dos outros municípios do Planalto Norte. Mafra conseguiu responder à demanda, uma vez que no início do ano havia uma fila de 1500 mulheres à espera de mamografia. Para a coordenadora de agendamentos de exames, consultas e TFD e do CRAM – Central de Regulação Ambulatorial de Mafra, Sidinéia Nepomuceno, o setor foi responsável por realizar todos os agendamentos. “O CRAM – Central de Regulação Ambulatorial de Mafra – auxiliou porque, além do agendamento, quando os resultados eram entregues no setor, o Hospital do Amor de Barretos, através do SESC, mandava com as observações de prioridade. Assim, as que tinham alteração, já tinham consulta agendada com o ginecologista do Núcleo Materno Infantil”, explicou a coordenadora.

Procura x ausência

O secretário de saúde de Mafra, Plínio Saldanha, comentou que mesmo com exames agendados, foram contabilizadas faltas das pacientes. “A falta aos exames é um problema que afeta diretamente a eficiência do sistema e o acesso de outros pacientes aos serviços. Ao agendar consultas ou exames, o usuário do SUS tem de compreender o quanto é importante o acompanhamento médico”, declarou.
Apesar não zerar a fila, a coordenadora disse que “números não podem mensurar a importância de ações como esta”. Ela destacou ainda: “de fato não zeramos a fila, mas reduzimos muito o tempo de espera dessas mulheres e para estas 15 proporcionamos uma chance de realizar tratamento de forma precoce, aumentando significativamente as chances de cura”.

Informações:

CRAM- Central de Regulação Ambulatorial de Mafra pelos telefones: 99206-0640 /99137-2099.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.