Vacinação contra a Febre Amarela estará disponível neste sábado na Praça dos Bancos

Por Assessoria - 05/04/2019

Neste sábado (06) acontece a 2ª edição do Projeto Saúde na Praça. Durante a ação estarão disponíveis os serviços de vacinação contra a Febre Amarela, testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis; aferição de pressão arterial; orientação para prevenção do câncer de boca, bem como diversas ações orientativas em saúde.

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), da Secretaria de Estado da Saúde, confirma o registro da primeira morte de macaco por febre amarela no estado.

A coleta do material para análise foi feita no dia 20 de março, após um morador encontrar o macaco, da espécie bugio, morto em uma área de mata no município de Garuva, norte do Estado. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) e seguiram para a Fiocruz, do Paraná, laboratório de referência para o Estado.

Faz-se importante ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela. Eles são vítimas da doença e sinalizam a circulação do vírus na região. Por isso, ao encontrar um macaco doente ou morto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve ser comunicada imediatamente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No dia 28 de março de 2019, Santa Catarina já havia confirmado o primeiro caso de febre amarela autóctone (contraída dentro do Estado) em humano, com morte. O paciente era um homem, de 36 anos, que não havia se vacinado. Ele morava na cidade de Joinville, no norte do Estado.

FEBRE AMARELA 

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. A série histórica da doença no Brasil tem demonstrado maior frequência de ocorrência de casos humanos nos meses de dezembro e maio, como um padrão sazonal devido às temperaturas mais elevadas com estação de chuvas, que favorece a proliferação dos mosquitos transmissores.

CAMPANHA ESTADUAL DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

Devido às baixas coberturas vacinais, em 20 de março o estado de Santa Catarina deu início à Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela que segue até o dia 20 de abril. Nesse período, todos os moradores devem procurar um posto de saúde para tomar a vacina contra a doença. Mafra já vacinou desde inicio da campanha 408 pessoas totalizando desde o inicio do ano (01/01/2019 até 04/04/2019) 1.522 pessoas. 

COMO PREVENIR?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela, e está disponível em dose única.

QUEM NÃO DEVE TOMAR A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA? 

  • Crianças menores de 9 meses de idade;
  • Adultos maiores de 60 anos sem avaliação médica
  • Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
  • Pessoas com alergia grave ao ovo;
  • Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350;
  • Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia;
  • Pessoas portadoras de doenças autoimunes;
  • Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).

ONDE POSSO TOMAR A VACINA?

Mafra está entre as cidades com recomendação da vacina, que está disponível em todas as unidades de saúde.

FIQUE POR DENTRO

Projeto Saúde na Praça (evento gratuito e aberto ao público)

Data: 06 de abril (sábado)

Local: Praça Desembargador Guilherme Luiz Abry (Praça dos Bancos)

Horário: 08 às 12 horas

LEMBRE-SE

Para ser atendido, é importante que o cidadão leve junto a sua carteirinha de vacinação e o cartão do SUS.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.