“Valores na Adolescência” foi tema de palestra para alunos do CEMMA

Por Assessoria - 20/08/2019

Os alunos do 6º ano do Centro de Educação Municipal de Mafra (CEMMA) participaram na última semana da palestra sobre “Valores na Adolescência”, tema considerado de fundamental importância na atualidade. A palestrante foi a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Talita Pacheco Valério, que falou, dentro do tema proposto,- sobre Adolescência, Família, Relação Pais e Filhos e Valores. No mesmo dia ela falou sobre bullying para alunos do 5º ano.

No item valores, a psicóloga abordou questões como respeito, amizade, disciplina, solidariedade e bullying. Na parte da amizade ela enfatizou que o adolescente precisa participar de um grupo de iguais e que é importante analisar que o amigo quer o bem do outro e que não vai estimular ações negativas. Talita Valério destacou a importância de observar  alguns sinais que podem ser percebidos entre os amigos, como a mudança de comportamento, mudança de apetite e sono, autoagressões e planos ou tentativas de suicídio, indicando que ele precisa de ajuda.

Também falou sobre a importância de se resgatar a autoestima, o autoconhecimento, de se reconhecer sentimentos e como lidar com as frustrações, além da comunicação e empatia.

A gestora do CEMMA, Marilei Coutinho, explicou que as palestras fazem parte do projeto Iluminar, da Secretaria Municipal de Educação, abordando diversos temas que envolvem o cotidiano escolar e complementando o trabalho realizado durante o ano escolar. “As palestras complementam o trabalho realizado em sala de aula, que busca a sensibilização em relação aos valores, enfatizando a empatia, a tolerância e a cooperação, para que os alunos sejam multiplicadores na sociedade”, declarou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.