Vereadores mirins tomam posse em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 20/04/2018

Olhares curiosos. Ansiedade. 13 estudantes mafrenses. Assim, foi o início do projeto Câmara Mirim em Mafra. Nesta quinta-feira, 19 de abril, os vereadores mirins tomaram posse e escolheram a mesa diretora em sessão solene.

Após o sorteio, realizado no início do mês, os vereadores mirins iniciaram as atividades aprendendo sobre o poder legislativo e suas funções. Receberam um kit com bolsa, bloco, caneta e livros sobre as funções de vereador, oratória, política, constituição brasileira e poder legislativo.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Adilson Sabatke, com a participação dos vereadores Cirineu Corrêa Cardoso, Claudia Bus, Dimas Humenhuk, Eder Gielgen, Elcion José Peters, José Marcos Witt, Marise Valério, Valdir Sokolski e Vanderlei Peters. A secretária Municipal da Educação, Esporte e Cultura, Estela Maris Bergamini Machado, representou o poder executivo municipal.

“O projeto vem reforçar a democracia no nosso município, começando pela base que são as crianças. Se vocês estão aqui hoje, em algum momento, vocês se destacaram na escola e foram líderes. Não é fácil ser um líder. Vem à responsabilidade e com ela vão aprender o que é ser um agende político, fazer políticaâ€, destacou Estela.

Durante a manhã, o primeiro desafio dos estudantes foi montar a chapa que concorreria à mesa diretora. A qual foi definida como chapa única e eleita com a seguinte composição: presidente Kamila Kaipers (Centro de Educação do Município de Mafra), vice-presidente Vinicius Auesvalt (Escola Municipal de Educação Básica professor Mario de Oliveira Goeldner), 1ª secretária Emily Lemos de Souza (Escola de Educação Básica Jovino Lima) e 2º secretário Johanna Streit Pickcius (Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O programa tem o objetivo de proporcionar o diálogo das ações da Câmara de Vereadores com a comunidade; possibilitar aos alunos o acesso e conhecimento sobre o poder legislativo; favorecer as atividades de discussão e reflexão sobre os problemas do município; e proporcionar situações em que os alunos apresentem sugestões para solucionar importantes questões municipais.

Para os vereadores, o projeto Câmara Mirim irá fortalecer a participação popular na política. Além disso, ajudará em uma formação mais cidadã destes estudantes. Ainda tímidos, os vereadores mirins agradeceram ao apoio que receberam das escolas, direções e também de suas famílias. A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim está marcada para dia 10 de maio de 2018, às 9h.

VEREADORES MIRINS

– Aline Ulbrich (E.M.E.B Vereador Evaldo Steidel)

– Emily Lemos de Souza (E.E.B Jovino Lima)

– Guilherme H. Russi (E.E.B Monteiro Lobato)

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

РJadson Teixeira da Silva (Centro de Educa̤̣o Municipal Beija-flor)

РJohann Streit Pickcius (E.M.E.B Avencal Ṣo Sebastịo)

– Kamila Kaipers (CEMMA)

– Larissa Garcia (E.E.B Tenente Ary Rauen).

– Licon Jr. Moreira Cruz (E.E.B Hercílio Buch)

РManuela C̢ndida Cardoso (E.E.B. Dr. Francisco Izabel)

– Meirielly Camile Grossl (E.E.B Professor Gustavo Friedrich)

РVanessa Aparecida de Oliveira Henrique (E.M.E.F Ṣo Louren̤o)

– Vinicius Auesvalt (E.M.E.B profº Mario de Oliveira Goeldner)

РVinicius Dornelles Paz Roesler (Col̩gio Excel̻ncia)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.