A semana começou movimentada em Mafra. Na tarde de segunda-feira, dia 6, Mafra foi palco de importante reunião para discutir a repactuação do contrato da BR-116, trecho que corta o Planalto Norte catarinense. O encontro, realizado com a presença de lideranças políticas, empresariais e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reuniu prefeitos e parlamentares, com o objetivo de alinhar prioridades e encaminhamentos sobre as obras necessárias na rodovia.
A reunião, organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, teve em sua programação a apresentação de estudos técnicos e a entrega de um relatório com demandas de 14 municípios do Planalto Norte. Além do prefeito e vice-prefeito de Mafra, respectivamente Emerson Maas e Carlos Nitz, participaram da reunião os prefeitos de Canoinhas, Juliana Hoppe, Tafarel Schons, de Papanduva, Sirineu Ratochinski, de Monte Castelo, Jaime Cesca, de São Cristóvão do Sul e Michel Moreira da Silva, de Ponte Alta do Norte.
Rapidez e organização
Presente na reunião, o representante da ANTT, Orlei Damázio Silveira, destacou a necessidade de agilidade na conclusão dos estudos e no envio das propostas para a ANTT e para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele explicou que o órgão só analisa um projeto por vez, o que exige rapidez e organização: “temos que ter essa celeridade. Se o estudo for concluído e a proposta for apresentada logo, aumentam as chances de entrarmos na fila com prioridade”, afirmou.
O senador Esperidião Amin ressaltou a importância de se definir prioridades claras para evitar que demandas se percam no processo de análise. “Cada prioridade que colocamos é de nossa responsabilidade. Não podemos tratar tudo como igual. É preciso estabelecer ordem de importância para garantir segurança, fluidez e resultados concretos”, disse o parlamentar.
Já o deputado federal Valdir Cobalchini lembrou que a reunião dá continuidade a uma série de debates e audiências públicas sobre a concessão da BR-116.“O Fórum Parlamentar tem acompanhado de perto esse processo. O que estamos fazendo hoje é reforçar as demandas já apresentadas e garantir que nenhuma prioridade dos municípios fique de fora”, afirmou.
Infraestrutura para crescimento
O prefeito de Mafra e presidente da CODEPLAN, Emerson Maas, destacou a importância da união regional para que as obras realmente saiam do papel. “Durante muito tempo o Planalto Norte ficou em segundo plano. Hoje temos uma região em franco desenvolvimento, com forte produção agroindustrial e aumento do fluxo de veículos. Precisamos de investimentos em infraestrutura para acompanhar esse crescimento”, afirmou.
A prefeita de Canoinhas, Juliana Hoppe, falando em nome da AMPLANORTE, também reforçou que os municípios estão mobilizados para garantir que as demandas sejam contempladas na repactuação.
O encontro foi encerrado pelo presidente da reunião, Reinaldo de Lima Jr., vice-presidente regional da FACISC, que reforçou o compromisso da entidade em acompanhar de perto os próximos passos. A síntese do encontro será enviada à ANTT e ao Fórum Parlamentar Catarinense, fortalecendo o pleito regional.
Demandas Mafra e região
Entre as principais reivindicações apresentadas estão:
Região
