Vigilância Sanitária de Mafra divulga relatório de serviços realizados no 1º semestre de 2019

Por Assessoria - 06/08/2019

Na última segunda-feira, 5 de agosto, comemorou-se o Dia Nacional da Saúde (Lei Federal nº 5.352/1967) e também o Dia Nacional da Vigilância Sanitária (Lei Federal nº 13.098/2015), em homenagem ao nascimento do grande sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz.

HISTÓRICO

As ações de vigilância sanitária são reconhecidas como as ações mais antigas do campo da saúde pública, englobando desde os cuidados com a salubridade das cidades e águas, passando pelo comércio de mercadorias, até as remotas práticas de barbeiros, boticários e cirurgiões. Frente a estas situações, coube ao poder público o estabelecimento de regras que disciplinaram as práticas de comércio de produtos e alimentos, e o exercício profissional na área da saúde.

No Brasil, desde o século XVIII, já se praticavam algumas ações de vigilância sanitária, que foram de fato estruturadas, a partir de 1808, com a chegada da família Real Portuguesa no Rio de Janeiro. O objetivo era conter as epidemias e inserir o Brasil nas rotas do comércio internacional, promovendo a aceitação dos produtos brasileiros.

VISA MAFRA

Desde a criação do Código Sanitário Municipal, em dezembro de 1992, a Vigilância Sanitária do município de Mafra atua para o bem-estar da saúde pública, por meio de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da comercialização e produção de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde. Para demonstrar um pouco do trabalho da Vigilância Sanitária do município, segue um breve balanço dos procedimentos de rotina realizados no 1º semestre de 2019:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
 BALANÇO – 1º SEMESTRE 2019
 PROCEDIMENTOS REALIZADOS QUANTIDADE
ALVARÁS SANITÁRIOS 2164
HABITE-SE SANITÁRIO 306
ANÁLISE DE PROJETOS 234
INSPEÇÕES SANITÁRIAS 306
AUTOS DE INFRAÇÃO 135
AUTOS DE INTIMAÇÃO 328
DENÚNCIAS E RECLAMAÇÕES 91
ANÁLISES DE ÁGUA – VIGIÁGUA 120

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.