Visitas íntimas e físicas entre presos e familiares estão suspensas no Presídio Regional de Mafra

A decisão se deu em virtude da apreensão de objetos ilícitos entre os internos, como uma vistoria realizada no fim da tarde de sábado (9), agentes encontraram em uma das celas mais de 352 gramas de maconha e 304 gramas de fumo

Por Gazeta de Riomafra - 14/03/2019

Nesta segunda-feira (11), foi publicada uma portaria pelo gerente do Presídio Regional de Mafra, Helton Neumann, suspendendo as visitas íntimas e físicas entre os presos e seus familiares. A medida tem o objetivo de evitar problemas futuros na unidade prisional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

Segundo Helton a justificativa para a suspensão é o aumento significativo da apreensão de objetos ilícitos entres o internos, itens como tinta para tatuagem, bocais de lâmpada, agulhas, celulares, medicamentos e drogas. No último sábado foram apreendidos 352 gramas de maconha, 304 gramas de fumo e dois celulares.

Outro ponto que sustenta a vedação das visitas íntimas e físicas é a suspensão, por decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) da revista íntima dos visitantes no sistema prisional. Soma a esses pontos ainda o presídio em Mafra não possuir um scanner corporal (body scan) para a realização de revistas pessoais.

A lei de execuções penais garante ao preso, no seu artigo 41, visita em dias determinados, porém não diz quantas vezes na semana, não estipula tempo e também não diz se a visita deve ser física, por parlatório ou vídeo conferência. A visita íntima não tem previsão legal, ela é considerada um benefício.

As visitas agora serão feitas através do parlatório por meio de um interfone sem nenhuma contato físico. O local será monitorado pelos agentes penitenciários através do sistema interno de vídeo. Antes as visitas eram feitas no espaço de convivência dos presos o que facilitava a entrada de drogas e objetos ilícitos.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.