Workshop Regional SC 2030 define prioridades da macrorregião do planalto norte

Por Gazeta de Riomafra - 22/09/2017

Com a participação dos 13 municípios do planalto norte catarinense e envolvendo mais de 120 inscritos das regiões das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Mafra e Canoinhas, foi realizado no último dia 14 na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte, em Mafra, o oitavo e último Workshop Macrorregional do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina SC 2030.

Participaram do evento os secretários executivos regionais das ADRs de Mafra, Abel Schroeder, e de Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti; o diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Planejamento, Norton Boppré; e prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, representando os demais prefeitos da região.

Os mais de 120 participantes, representando toda a esfera governamental na região, além da participação de secretários municipais e entidades da sociedade civil, puderam assistir a uma apresentação dos objetivos e metodologia do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, com o delineamento de tendências e cenários das regiões e do estado como um todo, além de dados sintetizados nos workshops setoriais previamente realizados.

O workshop teve também a divisão em grupos para fossem debatidos três principais eixos. O primeiro, Desenvolvimento Econômico, foi subdividido nos temas indústria, comércio, ciência e tecnologia; agricultura e pesca; e cultura, esporte e turismo. O segundo eixo, Desenvolvimento Social, subdividiu-se em temas como educação; saúde; segurança pública; e assistência social, trabalho e habitação. E para finalizar, no terceiro eixo, foram discutidos os temas de Infraestrutura e Meio Ambiente.

As discussões foram supervisionadas por um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a coordenação do professor Sílvio Cário. No final do workshop, cada representante dos grupos pôde apresentar os três principais pontos que necessitam de uma atenção em sua área de atuação, apresentando na sequência ações estratégicas para soluções no desenvolvimento da região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.