EPAGRI organizou excursão de agricultores e técnicos de Mafra a Colombo, no Paraná

Por Redação Click Riomafra - 28/11/2015

Agricultores familiares e técnicos do município de Mafra integraram uma excursão técnica organizada pela Epagri para o município de Colombo, no Paraná. A viagem aconteceu em 17 de novembro de 2015. A comitiva foi formada por 32 agricultores de Mafra, José Ribeiro Junior, engenheiro-agrônomo da Secretaria da Agricultura de Colombo, Rodrigo Mira Otto e Sonia Regina Ribas Pereira, agrônomos, e extensionistas rurais do Escritório Municipal da Epagri de Mafra, SC.

Esse evento, promovido com recursos do SC Rural, teve como objetivo conhecer novas técnicas de produção orgânica, casos de sucesso em pequenos empreendimentos e novos nichos de mercado, como a propriedade do Sr. Adir Gasparin, que possui um sistema de “Colhe e Pague”, cobrando uma pequena entrada de cada visitante, recebendo famílias e excursões de colégios e produtores. “As pessoas colhem as verduras que vão consumir e sabem que nossos produtos são livres de agrotóxicos”, afirma o proprietário. Grande parte da renda obtida é oriunda dessa pequena taxa cobrada dos visitantes, além da venda direta das olerícolas orgânicas comercializadas no local.

Em outra visita, esta à Chácara Colina Verde, dos proprietários Jussara e Frederico, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção orgânica de morangos em slabs, ou “travesseiros”, como é comumente chamado. Nesse sistema, há grande adensamento e sistema de fertirrigação individualizado.
Segundo o extensionista rural Rodrigo Mira Otto, esses eventos servem para despertar novas possibilidades sobre a agricultura orgânica e seus benefícios sociais, ambientais e econômicos que trazem à família rural. Muitos deles, que já estão em processo de transição, poderão usar essas informações para o aprimoramento de suas atividades. “A agricultura orgânica de Mafra, que vem sendo trabalhada desde 2013, com destaque para as comunidades Rio Branco, Bela Vista do Sul, Butiá do Brás, Fazenda do Potreiro e Irara, será contemplada com novas ações em 2016, visando ao fortalecimento da agricultura agroecológica do município”, conclui.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.