Restaurar para preservar o passado

Enviada por Neozi Fátima de Assis - 07/12/2015

Faz tempo que procuro saber, o porquê em outras cidades e países preservar o passado é tão importante quanto buscar soluções para problemas presentes na tentativa de evitar sofrimentos futuro.

Porém em Mafra, o descaso em geral, não somente com a cidade, mas sua história e seus patrimônios tornou-se evidente nas últimas décadas, tanto quanto uma epidemia de dengue, corrupção, violência…

Patrimônios ou  construções que deveriam ter sido Tombadas Historicamente estão a mercê do tempo que lentamente vai deteriorando não só o patrimônio material mas também as histórias que envolveram suas construções, muitas ou quase todas com sacrifícios.

Todos os dias quando vou trabalhar passo na frente da antiga casa da cultura, aquela Casa/Bangalô na esquina com a rua Independência e Dr. José Boiteux, um patrimônio histórico que há tempos deveria estar passando por uma Digna Restauração, no entanto soube que será demolida para dar lugar a futura Câmara de Vereadores, Será verdade? Será que irá se repetir o que aconteceu com a nossa Igrejinha São José? Será que iremos perder mais um Patrimônio Histórico por conta do moderno, do glamouroso estilo futurista?

Porque em outras cidades/países restaurar e adaptar é eternizar um povo, um governo, uma cultura…

Porque um povo que não conhece e valoriza sua história, seu passado é um povo que não sabe de onde veio, não tem a mínima noção para onde vai..

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Aproveito para parabenizar alguns proprietários de casas antigas e lojistas, poucos ainda, que fazem parte do seleto grupo de restauradores que valorizam o passado sem perder o foco no futuro através do presente sensato.

Lembram do engenho de erva mate Tupã? O que estão esperando para terminar o que o tempo começou, restaurar não mais, afinal o/a proprietário(a) abandonaram um local que poderia ter sido um grande Centro Cultural e a Antiga Cooperativa do Ferroviários?

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.