Neguinho do Asfalto volta à passar por Quitandinha

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 10/10/2015

Neguinho do Asfalto volta à passar por Quitandinha

Percorrendo as principais ruas e estradas de 13 países diferentes com sua bicicleta, Antônio Rogério do Nascimento, de 36 anos, voltou a passar nesta semana pelo município de Quitandinha, região metropolitana de Curitiba. Conhecido como Neguinho do Asfalto são mais de 24 anos na estrada. Em julho de 2014 ele já havia passado por terras quitandinhenses.

Sua viagem pelo mundo iniciou em 1991 com o objetivo de pagar a promessa a Nossa Senhora. Quando criança, Neguinho do Asfalto sofreu de paralisia infantil e não enxergava. Fez transplante dos rins, de um dos pulmões, além de implante de uma válvula no cérebro e ainda de um marca passo no coração. Prometeu, então, que se ‘sobrasse saúde’ pedalaria pelos próximos 30 anos.

Em fevereiro de 1991, aos 14 anos, ele saiu de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, sua cidade natal, para pagar a promessa. De lá para cá, passou por países como Argentina, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia e Chile, isso somente na América do Sul. Viajou também pela América Central, mais especificamente no Panamá e Haiti. Neguinho do Asfalto ainda foi para a Ãfrica, onde passou por Angola, Moçambique e Senegal. Já na América do Norte ele percorreu as estradas do México.

Carregando consigo apenas pequenas e poucas coisas, o que sobra para Neguinho do Asfalto, além da boa vontade, são as muitas histórias desta aventura. Em sua primeira passagem pelo município, ele citou uma das mais marcantes. De passagem pela Argentina, queimaram a bandeira do Brasil, amarraram os seus pés e mãos e lhe deram óleo queimado. Além da atitude covarde, os argentinos ainda o avisaram que o lugar de macaco seria no Brasil.

E a promessa, segundo ele, tem data para terminar. Encerrará em 2022, mais precisamente no dia 8 de fevereiro daquele ano. Neste dia ele deverá estar nos Estados Unidos, quando terá concluído o seu ato de fé.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Porém, para completar esta jornada, Neguinho do Asfalto vem contando com o importante apoio da população, comerciantes e das Prefeituras por onde passa, como no caso de Quitandinha, onde foi atendido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O secretário da pasta e servidores da pasta acompanharam um pouco de suas histórias.

Após passagem por terras quitandinhenses, Neguinho do Asfalto seguiu para Curitiba, onde havia agendado uma entrevista para meios de comunicação da capital. Depois ele continua com a aventura de fé, que deve durar ainda, aproximadamente sete anos.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.