Quitandinha atinge meta de 2021 no IDEB

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 17/09/2016

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana os resultados do Ãndice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. As notas são relativas a 2015 e mede a qualidade do ensino no ciclo fundamental (4º e 5º ano).

Dados divulgados apontaram novamente o avanço e progressão dos anos iniciais do ensino fundamental de Quitandinha. A rede municipal superou a média prevista para 2021, atingindo nesta última observação a nota 6,4.

A média obtida pelos quitandinhenses é o segundo melhor índice da região da AMSULEP, sendo superior até mesmo que a média do estado. Quitandinha superou Piên (6,3) e ficou atrás apenas de Rio Negro, que teve a nota 7,2. Já a média do Paraná foi de 6,1.

O crescimento significativo, comprova o compromisso, a dedicação e responsabilidade dos profissionais da área. “São eles (educadores) que verdadeiramente estão onde a educação acontece, que é na sala de aula. São esses profissionais que estão no dia a dia nas nossas escolas, almejando por uma educação de qualidade, sonhando por novas conquistas no ensino/aprendizagemâ€, comentou o chefe do executivo.

Quitandinha atinge meta de 2021 no IDEBOs investimentos realizados na área também foram enaltecidos pelo gestor. “Essa nova nota mostra que isso é reflexo da transformação da educação em nosso município, o qual vem passando por uma grande evolução nos últimos anos. Isso vai desde novas e modernas escolas, modernização das aulas, uniformes, kits, novos ônibus, lousas digitais, capacitação constante dos profissionais, entre outros. Isso é uma prova de que estamos sempre buscando melhorias nesta importante área. Todos os profissionais da educação estão de parabéns pelo resultadoâ€, concluiu.

Já em relação às instituições municipais avaliadas, todas do município de Quitandinha superaram as projeções anteriores. De acordo com o Ministério da Educação, a melhor nota ficou com a Escola Vilson Hasselmann, do Doce Fino, com nota 7,6. Aliás, a instituição foi a que teve o maior salto. Na observação de 2013, por exemplo, a nota da escola foi de 5,8.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A avaliação apontou ainda as notas das outras instituições de Quitandinha. O Padre Antônio, da sede, ficou com 6,4. Já a Miguel Lecz, da Lagoa Verde e João Leopoldo Jacomel, do Pangaré, obtiveram a nota 6,3. A Escola Bom Jesus, do Turvo, atingiu 6,1, seguida da Leonor Moura de Andrade, na sede, com 5,8. As notas foram apresentadas para os diretores das respectivas instituições nesta semana.

O IDEB

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. O Ideb é divulgado de dois em dois anos, sendo calculado com base no desempenho de alunos em testes de Português e Matemática e nas taxas de aprovação nos ensinos Fundamental e Médio.

O objetivo é que até 2021 a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, o que corresponde ao ensino concedido em países desenvolvidos, segundo o MEC.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.