Quitandinha participa do concurso literário infantil que revela novos talentos no Paraná

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 04/06/2019

As crianças da rede pública de ensino, de 9 a 14 anos, de quatro cidades do Paraná: Quitandinha, Mallet, Piên e Jaboti, poderão participar do Concurso Literário “Recontar a História Cria Novas Aventuras”. A iniciativa contribui com a formação de novos leitores e, principalmente, com a revelação de novos talentos. O Concurso foi viabilizado por meio de fomento da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, através do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), com o patrocínio da COPEL (Companhia Paranaense de Energia).

O vencedor do concurso terá seu texto literário publicado em formato de encarte em conjunto com a obra “A Montanha dos Encantos”, da escritora paranaense Adélia Maria Woellner. Serão 3.000 exemplares do livro e do encarte distribuídos gratuitamente, de forma estratégica e direcionada.

Para estimular as crianças a se inscrevem, Adélia Woellner ministrará a oficina “Meu Jeito de Escrever”, que terá duração de uma hora e meia e será realizada nas bibliotecas públicas das quatro cidades. Na ocasião, a escritora irá compartilhar suas experiências na literatura com o público infantil e irá apresentar o processo de criação de sua obra mais recente “A Montanha dos Encantos”. No enredo, a personagem Cenira se aventura na exploração do mundo. A trajetória é repleta de surpresas e conduz a protagonista por espaços até então sequer imaginados.

“Ela percorre caminhos originais, admiráveis, diversos daqueles normalmente trilhados. Parece sonho, mas não é, porque a sua vivência é intensa, impregnada pela emoção de poder observar, com nitidez, formas, cores, atitudes, danças, espaços, músicas e a arte do universo que está conhecendo. Cenira fica impregnada da beleza que a natureza lhe oferece, aceita os desafios, vive e desfruta o encantamento que esses momentos incomuns lhe oferecem. Ela faz de toda essa experiência um grande e valioso aprendizado. É a versatilidade dos acontecimentos que a levam para uma viagem prazerosa. Cenira aceita com gratidão o que a vida lhe oferece a cada instante”, conta Adélia Maria Woeller.

O Concurso irá incentivar o público a colocar no papel, literalmente, o aprendizado proporcionado pela oficina. “As crianças, a exemplo da personagem Cenira, poderão trazer a tona, por meio da literatura, seus pensamentos e sentimentos acerca do mundo. Elas poderão escolher o gênero literário da sua preferência e escolher entre a poesia, o conto, a prosa, a crônica, e o romance para contar suas vivências. Acreditamos que o Concurso poderá suscitar o nascimento de novos escritores”, explica a autora.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A oficina e o Concurso fazem parte do Projeto Recontar. A ação começa no próximo mês de junho e objetiva estimular os participantes a buscarem o prazer da leitura e o gosto pela expressão escrita. Para a realização do Projeto, a escritora Adélia Maria Woellner conta com o suporte dos seguintes profissionais: Heliana Grudzien (ilustradora), Neumar Carta Winter (revisão) e Dnize Castro (coordenação e produção).

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.