O municÃpio de Rio Negro realizou a 3ª Caminhada do Meio-Dia nesta terça-feira, tendo como ponto inicial o pátio do Auto Posto Maranello, no bairro Campo do Gado.
A caminhada seguiu pela Avenida General PlÃnio Tourinho, passando pela Avenida Saturnino Olinto até o terminal rodoviário, no bairro Campo do Gado, onde houve discursos e momentos de reflexão.
O evento foi um momento de homenagem à s vÃtimas de feminicÃdio, de solidariedade aos familiares e de conscientização pela paz, pela liberdade e pelos direitos das mulheres.
A Prefeitura de Rio Negro, através do Departamento da Mulher, organizou o evento com o apoio de diversos parceiros. Participaram do evento diversas pessoas que apoiam a causa. Elas vestiram o branco e caminharam com balões e mensagens de apoio à campanha. Panfletos foram entregues no comércio local para aumentar a propagação das informações. A caminhada teve o importante apoio da PolÃcia Militar para o controle do trânsito.
Além da caminhada, em Rio Negro a luta pelos direitos das mulheres e o fim da violência contra a mulher é fortalecida e valorizada durante todo o ano. O Departamento da Mulher já está organizando, por exemplo, a campanha Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Serão realizadas palestras em escolas com temas que foram definidos pelo Governo do Estado do Paraná para este ano. Rodas de conversas também serão realizadas por profissionais especializados com os estudantes.
A caminhada desta terça-feira integra a campanha Paraná Unido no Combate ao FeminicÃdio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e ocorreu simultaneamente em diversos municÃpios do Estado.
O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao FeminicÃdio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.
