5º RCC realiza atividades alusivas ao Dia do Soldado

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 29/08/2016
5º RCC realiza atividades alusivas ao Dia do Soldado (4)
Foto: Ewerton Madeira / Relações Públicas do 5º RCC

Na manhã da última quinta-feira (25) o Dia do Soldado foi comemorado em Rio Negro com atividades realizadas no 5º Regimento de Carros de Combate “Regimento Tenente Ary Rauen”. A formatura que tem por finalidade efetivar o compromisso dos militares recém-incorporados ao Exército contou com a presença de autoridades militares e civis, soldados formandos e seus familiares, além de cidadãos que foram homenageados. O evento também teve como objetivo comemorar o Dia do Soldado na guarnição de Rio Negro, cultuar a memória do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, além de realizar a entrega de condecorações.

A formatura teve início com a apresentação da tropa e honras militares prestadas ao Sr. Cel. Anselmo Rangel dos Anjos, Comandante do 5º RCC. Após houve a leitura da mensagem oficial do General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército, referente ao Dia do Soldado. Em seguida a tropa cantou a Canção do Exército, cuja letra é do Tenente Coronel Alberto Augusto Martins e a música de Teófilo de Magalhães.

Autoridades militares e civis e colaboradores receberam das mãos do Comandante do 5º RCC o “Diploma Amigo do Regimento”, como reconhecimento pelo apoio e colaboração prestados a organização militar. Entre os homenageados está Everton Lisboa, diretor do Click Riomafra.

Também houve as entregas das medalhas “Tenente Ary Rauen” e “Sangue Rionegrense”, realizadas pelo Comandante Rangel e Major Eduardo Faraco de Souza Bezerra, da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército.

A medalha “Tenente Ary Rauen”, criada pelo 5º RCC através do Boletim Interno nº 155, de 17 de agosto de 2006, tem por objetivo cultuar a memória do 1º Tenente Ary Rauen – Oficial combatente da Força Expedicionária Brasileira que lutou nos campos de batalha italianos durante a Segunda Guerra Mundial –, homenagear os militares da unidade que sejam possuidores de conduta civil e militar, espírito profissional, disciplina e espírito de corpo, além de comprometimento com o regimento e compromisso de cultuar os feitos heroicos da Força Expedicionária Brasileira nos campos da Itália, e também homenagear personalidades civis, militares ou eclesiásticas que tenham prestado ou prestam relevantes serviços ao 5º RCC e ao Exército Brasileiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A medalha “Sangue Rionegrense” foi criada em memória aos combatentes rionegrenses mortos em combate na 2ª Guerra Mundial, sendo eles: Tenente Max Wolf Filho e os soldados Adir Jorge, Gumercindo da Silva e Luiz Stoeberl Filho.

Houve ainda as entregas dos diplomas de “Praça mais distinta”, “Melhor atirador combatente” e “Combatente de melhor aptidão física”. Os familiares dos soldados agraciados realizaram a entrega do diploma juntamente com o Comandante do 5º RCC e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea.

Os militares incorporados neste ano fizeram o seu juramento à Bandeira Nacional, deixando a situação de recrutas e tornando-se soldados do Exército Brasileiro. Participaram desta cerimônia os sargentos do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST), os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), os cabos do Estágio Básico de Cabo Temporário (EBCT), e os Soldados do Efetivo Variável, todos incorporados em 2016. Após o juramento a tropa cantou o Hino Nacional e prestou continência à Bandeira Nacional.

Com o uso da palavra, o Comandante do 5º RCC, Sr. Cel. Anselmo Rangel dos Anjos, ressaltou a importância do patrono do Exército, Duque de Caxias, destacando-o como exemplo de pessoa e soldado brasileiro. Também mencionou a importância do juramento realizado pelos jovens militares e a necessidade de refletirem quanto à seriedade, complexidade e comprometimento do ato. Parabenizou aos soldados e agradeceu a todos os colaboradores e apoiadores do regimento. Ao final, elucidou a importância do regimento. “Ressalto que o 5º RCC em virtude de sua operacionalidade, caracterizada pela conjugação da excelente capacitação profissional de seus recursos humanos, com o alto valor agregado de seu principal material de emprego militar – a viatura blindada de combate Leopard 1A5 BR –, associado à intensa integração com a sociedade riomafrense, e as transformações estruturais em andamento, encontra-se totalmente alinhado com o slogan de campanha da Força Terrestre: “Exército Brasileiro: Braço Forte – Mão Amiga”. E mais do que nunca, pronto a cumprir qualquer missão”, destacou o Comandante.

Finalizando a formatura, a tropa desfilou em continência e em passo ordinário ao Comandante do 5º RCC em homenagem ao patrono do Exército e ao som dos soldados da Cavalaria. Os ex-integrantes do regimento e os pioneiros em Rio Negro que estavam presentes no evento participaram do desfile formando o grupamento “A Retaguarda do Estado-Maior”. Em seguida houve o desfile blindado com viaturas do 5º RCC e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército.

Para finalizar as atividades alusivas ao Dia do Soldado, houve a premiação da 4ª Gincana de Pinturas no espaço cultural do 5º RCC. O concurso foi aberto no dia 10 de maio deste ano durante as comemorações do Dia da Cavalaria do Exército Brasileiro. O tema proposto foi: “As novas e modernas instalações do 5º RCC”. A gincana de pintura foi aberta para participantes de qualquer idade, que deveriam apresentar telas pintadas com tinta a óleo ou acrílica, e telas do tipo painel sem moldura medindo 60×80 cm, com técnica livre. O Comandante do regimento e a artista plástica e integrante do comitê organizador do concurso, Alaídes Lourenço Schneider, fizeram a entrega da premiação para os três vencedores. Os quadros passarão a compor o acervo do regimento e ficarão expostos permanentemente nas instalações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O julgamento das obras ocorreu no dia 24 de agosto, onde uma comissão formada pelo comando do regimento e integrantes da secretaria de cultura e turismo da cidade de Rio Negro puderam avaliar a criatividade e originalidade dos trabalhos, seus componentes estéticos e visuais, qualidade e adequação ao tema.

Para o próximo ano há a intenção de criar um concurso de fotografia, além da já tradicional gincana de pintura.

Fotos: Ewerton Madeira / Relações Públicas do 5º RCC

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.