A Associação Rionegrense de Pessoas com Deficiência (ARPDE) promoveu na noite da última quinta-feira em sua sede, a 8ª Roda de Conversa com o tema “Saúde e masculinidade: desafios do homem com deficiência”. Participaram como expositores: Marcos Antônio Reway e Allan Samon.
O homem com deficiência enfrenta muitos desafios em sua vida, e um deles é saber lidar com as expectativas sociais da masculinidade tradicional e as necessidades de acessibilidade e cuidados de saúde específicos, o que pode levar à negligência do seu auto cuidado e às barreiras no acesso aos serviços, como as físicas, comunicacionais e atitudinais.
A ARPDE tem como um de seus princípios desenvolver ações de abrangência social e de relevância à comunidade, por isso encontros como este ocorrem com frequência na associação.
SAIBA MAIS
A ARPDE mantém em Rio Negro o projeto Conta Comigo, que oferece atividades físicas adaptadas para pessoas que possuem algum tipo de limitação física. A ação é realizada através de uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
As atividades são gratuitas e ocorrem todas as sextas-feiras na sede da ARPDE com início às 14h. A associação fica localizada na Rua Elysio Amantino Waldemar von Linsingen, nº 70, no bairro Campo do Gado.
Todos que desejam praticar exercícios físicos podem participar. Instrutores capacitados da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer são os responsáveis pelas aulas. Não é preciso realizar inscrição de forma antecipada.