Agosto Lilás é encerrado em Rio Negro com ação de conscientização no Centro
Há 3 meses
Por Assessoria

Após várias ações realizadas ao longo deste mês, a campanha Agosto Lilás foi encerrada com sucesso em Rio Negro com uma ação de panfletagem de conscientização no Centro. A concentração ocorreu na Praça João Pessoa. Panfletos foram entregues aos motoristas e pedestres nas ruas centrais e também no comércio.

Participaram do evento vários servidores municipais e apoiadores da causa. Entre as autoridades esteve presente o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen com a primeira-dama do município, Poliana Ribeiro von Linsingen; a delegada Maiara Kasmirski, da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Negro; a diretora do Departamento da Mulher, Édina Regina dos Santos e o secretário municipal de assistência social, André Klemann Koch.

A ação também teve a importante colaboração da Polícia Civil, da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar e da Patrulha Patrimonial de Rio Negro. A imprensa local também esteve presente para registrar e divulgar esta importante ação de conscientização.

Em seu discurso o prefeito agradeceu pelo empenho e dedicação de todos pela causa. Da mesma forma, a delegada da Polícia Civil ressaltou a importância que a campanha Agosto Lilás teve para o município de Rio Negro, principalmente para a identificação dos sinais de violência com foco na prevenção do feminicídio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Graças a esse trabalho que foi realizado pela Patrulha Maria da Penha, juntamente com o Departamento da Mulher e Prefeitura de Rio Negro com as palestras nas escolas, o resultado veio na delegacia. Chegaram muitas denúncias pra gente e agora entra a nossa parte. Estamos aqui para encerrar esse trabalho excelente feito no mês do Agosto Lilás e agora a gente segue com as investigações na delegacia”, disse a delegada, que também afirmou que houve um aumento do entendimento do assunto feminicídio e com isso uma procura maior da polícia devido ao trabalho de conscientização feito na campanha.

Durante todo este mês foram realizadas em Rio Negro diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população. A campanha Agosto Lilás tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. A mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.

Além do Departamento da Mulher, que atualmente está disponível em um novo espaço (no antigo prédio do Fórum de Rio Negro), em Rio Negro também fazem parte da rede de proteção às mulheres o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Casa Tambo. Os atendimentos também ocorrem através do WhatsApp da Polícia Civil de Rio Negro pelo número (47) 3642-1557 e através do 190 da Polícia Militar, que possui a Patrulha Maria da Penha.

O Ligue 180 é o canal oficial para denúncias de violência (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial) contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.