Através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), alunos das escolas municipais de Rio Negro estão aprendendo desde cedo a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O programa é uma ação preventiva e estratégica que envolve a Polícia Militar, escolas e famílias. Em Rio Negro o Proerd retornou neste ano e segue um cronograma. Na manhã desta quinta-feira as aulas ocorreram na Escola Municipal Ana Zornig. A diretora da escola, Alessandra Maria Pasdiora, ressaltou a importância do programa para todos os envolvidos e para a construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes:
“O Proerd tem grande importância para os nossos alunos e para a nossa escola, pois vai além da prevenção ao uso de drogas e da violência. Ele contribui para a formação de valores, fortalece a autoestima, incentiva as escolhas responsáveis e promove o respeito mútuo. Para a nossa escola o programa é um grande aliado na construção de um ambiente mais seguro e saudável, reforçando o compromisso de preparar nossas crianças e adolescentes para uma vida cidadã, consciente e de boas escolhas”.
O objetivo é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Por isso, o Proerd conta com lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para a aplicação do programa. Em Rio Negro a policial militar Patricia Kuntze é a responsável pela aplicação do Proerd nas escolas.
Durante as aulas os alunos recebem informações através de conversas e atividades divertidas, sem perder a seriedade do assunto. As lições aplicadas têm como objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, o autocontrole e a civilidade. Desta forma o Proerd também permite aos alunos desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.
