
Foto: Gilson Abreu
Governo do Estado do Paraná instituiu o programa Cartão Comida Boa, com o qual famÃlias em situação de vulnerabilidade poderão comprar produtos alimentÃcios durante a pandemia do novo coronavÃrus. A previsão é que mais de um milhão de cestas básicas sejam compradas em todo o Paraná. Os beneficiários poderão usar o cartão nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Até agora, já são mais de 1.100 estabelecimentos em todo o Estado, e a adesão pode ser feita por qualquer comércio de alimentos. O programa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. O valor de cada vale será R$ 50 e a distribuição será feita com auxÃlio das prefeituras.
Em Rio Negro o cadastramento das famÃlias já participantes no Cadastro Único iniciou na terça-feira (12) e segue diariamente em diversos pontos do municÃpio, por área de moradia, para elas terem o mais rápido acesso e não precisassem se deslocar para outras áreas mais longe da cidade.
Estão aptos a receber o vale os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, microempreendedores individuais, contribuintes individuais do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e trabalhadores informais de qualquer natureza.
Diversas categorias de profissionais autônomos, como garçons, taxistas, artistas, costureiras, motoristas de vans escolares, também têm direito a requerer o Cartão Comida Boa, por meio de autodeclaração.
Para isso, basta estar dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo do Paraná para poder ser beneficiário. Acima de tudo, o benefÃcio é destinado à s pessoas vulnerabilizadas economicamente em decorrência da pandemia de Covid-19.
Para ter direito ao cartão é preciso ser maior de 18 anos, com exceção de mães adolescentes, ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mÃnimo ou renda familiar total que não ultrapasse de três salários mÃnimos. Os paranaenses inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo municÃpio. Os demais poderão solicitar o cartão mediante assinatura de autodeclaração.
Pelo portal www.cartaocomidaboa.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 200 4150 os interessados poderão verificar se estão inscritos no CadÚnico e obter informações sobre o auxÃlio, inclusive os locais de retirada dos vales e os estabelecimentos credenciados.

Foto: Gilson Abreu