Briga generalizada e vandalismo no centro de Rio Negro assusta e causa revolta nos moradores
Há 9 anos - Atualizado em
Por Redação Click Riomafra

Vídeo: Divulgação/Redes sociais

Uma filmagem contendo uma briga generalizada e vandalismo no centro de Rio Negro está sendo compartilhada nas redes sociais, causando espanto, preocupação e revolta nos moradores, que constantemente pedem às autoridades locais mais segurança na cidade, mas sem sucesso.

O fato ocorreu na rua XV de Novembro no fim da noite da última terça-feira 15, data em que a cidade comemorou 146 anos com a tradicional Festa da Colonização, realizada em torno da praça João Pessoa.

Segundo alguns relatos, fatos como este ocorrem constantemente no centro de Rio Negro quando há grande movimentação devido à realização de festas ou ocasiões diversas que geram aglomeração de pessoas. Geralmente, segundo alguns moradores, confusões deste tipo ocorrem nas quartas-feiras e nos finais de semana, quando há grande concentração de pessoas no centro da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Atualmente a cidade de Rio Negro possui um sistema de câmeras de vigilância instalado em ruas centrais e em bairros diversos. As filmagens são acompanhadas pela Polícia Militar e por agentes de segurança do município, mas infelizmente as câmeras não intimidam os baderneiros e a evidente falta de efetivo policial na cidade faz com que situações como esta da filmagem ocorram com frequência, causando preocupação e revolta nos moradores.

Muitos moradores atribuem de certa forma o episódio, devido a festa do município ter sido feita com shows a noite sem o mínimo de segurança. “Se não tem efetivo policial o suficiente, porque fazer uma festa desde porte, ainda com show de funck?” – desabafa e questiona um morador do centro, que diz ter acordado com gritos e tiros de revolver em baixo da sua janela.

Já grande parte da população diz que os políticos rionegrenses “não tem moral” com governo do estado, pois há cerca de 20 anos o governo do estado “enrola” nossos políticos, o qual fazem campanha e elegem deputados e governadores que prometem lutar pela segurança de Rio Negro, mas nada fazem e voltam a cada quatro anos pedindo novamente votos dos rionegrenses através dos políticos locais, tanto é que recentemente foram formados cerca de 2.222 policiais e nenhum veio para Rio Negro– criticou outro morador.

REDES SOCIAIS

Nas redes sociais e no site Click Riomafra houveram maciças críticas a segurança em Rio Negro, vejam algumas delas…

“Ficam dando título de cidadão honorário para Gustavo Fruet e Stephanes Jr dá nisso. É preciso que o eleitor entenda que educação, saúde e segurança pública só são prioridades antes das eleições, depois tudo muda…”

– Rio Negro não têm segurança alguma. Volto da faculdade sempre com muito medo e nossos alunos quase sempre sendo assaltados, roubados… muitas vezes preciso entrar numa farmácia de Rio Negro, quando estou voltando da faculdade, pois o centro está cheio de bandidos… isso é uma vergonha! Isso que estou dando apensa um exemplo. Vamos esperar até quando por mais segurança? Quando morrer alguém? Estupro? Vergonhaaa… estamos cada vez mais presos em nossas casas e os bandidos cada vez mais soltos…”

– “Policiamento na cidade é prioridade. Estamos temerosos dentro de nossas casas. Os desocupados estão assaltando a qualquer hora. Mas se precisar de polícia é só ligar e ouvir, “não podemos ir por falta de combustível ou por deficiência de pessoal na unidade”. Sim, essa é a resposta. Construções e casas abandonadas servem de abrigo para todo tipo de gente. Inclusive alunos de escola. Nossas autoridades estão deixando a desejar. Preocupante!”

– “Normal, apenas normal. Sabem por que? A prioridade em Rio Negro, assim como em todo o estado do Paraná, é infraestrutura, como asfalto, por isso a cidade sempre vai ser asfaltada em todo canto. Serviços nunca foram prioridade no Paraná e isso inclui a Polícia Militar. São diferenças de administração que impactam no dia-a-dia da população, simples…”

CONSELHO DE SEGURANÇA INERTE HÁ VÁRIOS ANOS

Além da falta de policiais e infraestrutura na segurança de Rio Negro, o Conselho de Segurança inativo nos últimos anos, onde nem registro em cartório existe da última diretoria eleita.

A sociedade rionegrense sequer sabe quem são os verdadeiros componentes e o presidente do Conselho de Segurança de Rio Negro. A última ata de registro da chapa eleita do conselho em cartório, foi em 28/07/2008, há 8 anos atrás. Nos último anos não se ouviu mais falar das ações do conselho de segurança, até sua sede segundo informações, encontrava-se fechada e mudado de endereço.

Resta saber o porquê o último presidente deixou chegar a este ponto, onde, pessoas realmente interessadas na segurança pública de Rio Negro tiveram que intervir, formando um comissão provisória até que haja uma eleição, a qual já foi marcada para o próximo dia 15/12 no Fórum de Rio Negro.

PRESIDENTE DO TJ DO PARANÁ AJUDARÁ NA VINDA DE MAIOR EFETIVO POLICIAL PARA RIO NEGRO

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos reiterou novamente nesta quinta-feira17, que está empenhado em auxiliar o município de Rio Negro em ampliar o número de efetivo policial militar e salientou que a inauguração na manhã da sexta-feira (11),  do início de obras do novo fórum da Comarca de Rio Negro vai ajudar também no pleito de trazer para o município um batalhão da PM e transformar Lapa em uma Companhia.

De acordo com o engenheiro do Tribunal de Justiça do Paraná, Iran Schleder, o término da obra do novo fórum está previsto para abril de 2018, mas a ação em pressionar o governo do estado em melhorar a segurança pública na região de fronteira com outros estados, a exemplo de Rio Negro, já começou. O promotor Juliano da Silva também se manifestou favorável a ampliação do efetivo da PM e de ser aumentar a segurança preventiva ao cidadão.

 

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.