A Câmara Municipal de Rio Negro realizou, na noite de terça-feira (1º), a 21ª Sessão Ordinária de 2025, sob a presidência do vereador Odair Pereira (PL). A reunião contou com a presença de todos os parlamentares: Elcio Josué Colaço (PSD), Francisco Veiga (PRD), Geovane de Lima (PODE), João Alves (PP), Landivo Geraldo de Oliveira Gruber (PSD), Luiz Felipe Stafin (PSB), Maria Célia Conte (União), Milene Torres Gonçalves Stall (PSB), Neusa Heuko Swarowski (Cidadania), Rogelia Aparecida Kulka (Republicanos) e do próprio presidente. A leitura bíblica foi realizada pela vereadora Maria Célia Conte, conforme o rito regimental. Na ordem do dia, os parlamentares aprovaram projetos importantes para áreas como educação, saúde e agricultura.
Foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 40/2025, de autoria do Executivo, que prorroga o Plano Municipal de Educação, regulamentado pela Lei nº 2.548/2015. Projeto de Lei Ordinária nº 34/2025, que repristina a Lei nº 2.405/2014, referente ao auxílio financeiro concedido aos participantes do Programa Médicos pelo Brasil e o Projeto de Lei Ordinária nº 35/2025, que altera a Lei nº 3.271/2023, aprimorando normas do Programa de Fomento Agrícola.
Durante a sessão, também foram aprovados os seguintes requerimentos:
Ao todo, foram apresentadas 19 indicações por parte dos vereadores, com foco em demandas por patrolamento, cascalhamento, melhorias de acessos em localidades rurais, infraestrutura urbana, sinalização viária e solicitação de recursos junto a parlamentares federais. Todas as proposições foram encaminhadas ao Executivo para avaliação.
Ao final da sessão, durante o espaço de explicações pessoais, o vereador Geovane de Lima (PODE) comentou sobre os trâmites legislativos nas comissões permanentes e solicitou atenção especial ao Projeto de Lei nº 21/2025. “Temos recebido muitos questionamentos sobre a tramitação de projetos importantes. Reforço a necessidade de celeridade nos pareceres, principalmente sobre o projeto 21”, afirmou.
Na mesma fase, o cidadão Jair Hinkel utilizou a tribuna popular para relatar dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no transporte público e solicitar mais fiscalização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Acompanhar os debates e decisões da Câmara é uma forma de fortalecer a democracia e participar da construção de uma cidade melhor. As sessões são abertas ao público e transmitidas ao vivo todas as terças-feiras, às 19h. Participe, opine e faça parte do futuro de Rio Negro.
