Câmara de Rio Negro limita o tempo de fala do prefeito na primeira sessão do ano
Há 5 horas - Atualizado em
Por Redação Click Riomafra

Foto: Reprodução/Transmissão Câmara Municipal no Youtube

A primeira sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Rio Negro, que marcou oficialmente o início dos trabalhos legislativos em 2026, teve um momento que repercutiu bastante nas redes sociais por se tratar de algo que envolve a democracia e a importância de um Regimento Interno acessível e conhecido por todos.

A sessão teve a presença do prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, que ocupou um lugar na Mesa da Câmara a convite dos vereadores.

A presença do chefe do Poder Executivo é algo tradicional em todos os municípios na primeira sessão do ano na Câmara Municipal, quando o prefeito tem a oportunidade de discursar e desejar um bom ano para os vereadores e servidores da Prefeitura, e para falar com a população através da casa de leis.

Na sessão desta terça-feira o prefeito Alessandro estava discursando e apresentando dados e projetos da gestão municipal sobre obras e outros assuntos de interesse público, mas foi interrompido pelo presidente da Câmara, vereador Odair Pereira, que alegou que o tempo para a fala estava se esgotando.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Antes do início da fala do prefeito o cronômetro da Câmera foi acionado nas telas do plenário. O tempo estipulado foi de cinco minutos, mas de acordo com o Regimento Interno atual da Câmara, disponível neste link, o prazo para a tribuna livre é de 15 minutos.

Historicamente, por questão de bom senso e respeito à autoridade máxima do município, os prefeitos sempre tiveram um tempo livre para discursarem na primeira sessão do ano. Essa prática ocorreu em 2025, por exemplo. Todavia, mesmo que o prefeito estivesse na condição de um cidadão comum, o tempo para a fala na tribuna seria de 15 minutos conforme cita o regimento. E a palavra do prefeito apenas seria interrompida pelo presidente se ela possuísse uma “linguagem incompatível com a dignidade da Câmara”.

Um cidadão rio-negrense, inclusive, nesta terça-feira também utilizou a tribuna livre nesta mesma sessão ordinária e teve o tempo de 15 minutos previstos no regimento:

Ao ser interrompido o prefeito afirmou ao presidente que possuía mais tempo por direito, mas a resposta do vereador Odair Pereira foi: “Pra título de informação, o Regimento Interno, prefeito, a Mesa Diretora não diz que eu posso convidar o senhor pra usar a Mesa dos trabalhos e nem dar a palavra pro senhor. Mas então eu concedo mais um minuto para as suas conclusões”.

A afirmação fez com que o prefeito terminasse de imediato a sua fala com um “muito obrigado”. Em seguida ele deixou a sessão, assim como alguns vereadores, servidores e cidadãos que estavam presentes no plenário e não concordaram com a interrupção do presidente da Câmara.

Além desta interrupção, a atitude do presidente também gerou críticas com relação ao momento exato da participação do chefe do Poder Executivo, já que a fala do prefeito ocorreu antes da fala do vereador Odair e com o tempo limitado de cinco minutos, como se o prefeito estivesse na mesma condição de um vereador na sessão.

Após a fala rápida do prefeito o vereador Odair fez o uso da tribuna para fazer críticas à gestão municipal e também ataques pessoais ao prefeito Alessandro.

Logo após sair da sessão o prefeito utilizou as redes sociais para se manifestar, afirmando que não teve a oportunidade de falar sobre temas importantes, principalmente com relação à saúde e a situação atual do Hospital Bom Jesus. “Eu vim hoje aqui na Câmara de Vereadores. Preparei o meu discurso. Não me deixaram falar, explicar sobre o hospital, explicar sobre as obras. Estou indignado. Nunca aconteceu isso na história de Rio Negro. O prefeito não conseguiu falar, explicar o seu posicionamento sobre vários assuntos”, disse.

Essa mesma indignação é vista nas redes sociais, onde os cidadãos questionam a atitude do presidente da Câmara, já que a presença do prefeito na “casa do povo” e a sua fala sem limitação de tempo é importante para o fortalecimento da democracia. Além disso, a presença do prefeito sem limitações mostraria uma harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo, algo que não foi comprovado com a atitude do presidente da Câmara. Como já foi citado, em 2025, no início do mandato do vereador Odair Pereira como presidente da Câmara Municipal, a atitude foi diferente. Por isso muitos cidadãos questionaram através das redes sociais se houve motivação pessoal do presidente para tal atitude.

O Regimento Interno da Câmara Municipal é um conjunto de normas que regulamentam o funcionamento do local, estabelecendo as regras para o processo legislativo, organização das sessões, atuação dos vereadores, formação das comissões e demais procedimentos administrativos e legislativos. Ele pode ser conferido neste link: https://www.rionegro.pr.leg.br/institucional/regimento-interno-1

O público também estava acompanhando a fala do prefeito municipal ao vivo pelo Youtube e Facebook. Assista ao vídeo da sessão na íntegra:

Atualização: Na tarde desta quarta-feira, às 15h23, o Click Riomafra recebeu a nota oficial da Câmara Municipal sobre o ocorrido. Leia na íntegra:

Nota oficial da Câmara Municipal de Rio Negro

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.