A Semana Nacional de Trânsito acontecerá de 18 a 25 de setembro e tem o como foco principal, estimular nos usuários das vias, uma conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. Em Rio Negro, a coordenação das atividades está a cargo da Comissão Municipal de Trânsito.
O tema nacional será “Minha escolha faz a diferença no Trânsito” e traz como mensagem principal a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro e estará presente em todas as iniciativas voltadas à segurança no trânsito.
O senhor Nelson Patrício Furtado, um dos coordenadores, frisa que não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana. “É muito importante que a abordagem se estenda durante todo ano, causando uma mudança efetiva no comportamento da sociedade”. Segundo Nelson, é preciso chamar a sociedade de Riomafra para debater, informando e conscientizando motoristas e motociclistas, sobre o respeito aos pedestres e ciclistas, além de massificar as campanhas sobre o uso de celular, álcool e direção.
O coordenador de educação para o trânsito da prefeitura de Rio Negro informou que a semana atende a uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), “o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e, que através de suas ações, sofrerá as consequências de suas escolhas”.
PROGRAMAÇÃO
No dia 18 de setembro às 8h, no Colégio Caetano Munhoz da Rocha, acontecerá uma palestra com o objetivo de proporcionar aos Jovens e a população, uma vivência das atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito. O momento também propõe debater com a sociedade propostas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito.
Já nos dias 19 a 22 de setembro, das 14h às 16h, haverá palestras nos colégios de 2º grau no e no dia 21 às 15h no centro da cidade, uma ação de abordagem com panfletos, atividade em conjunto com a CIRETRAN de Rio Negro: Blitz e prática nas calçadas informando e conscientizando os pedestres e condutores sobre seus direitos e deveres.