
Alunos da rede municipal de ensino de Rio Negro terão acesso a uma ferramenta fundamental para a educação no trânsito, com ênfase nas medidas de prevenção e a condução responsável.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, juntamente com a secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer, recebeu nesta quarta-feira em seu gabinete o chefe da delegacia da PolÃcia Rodoviária Federal (PRF) de Mafra, Ronaldo Paiva de Oliveira, e o chefe substituto da delegacia, Marcos Santos, que apresentaram o projeto Carreta Cinema Rodoviário.
A carreta cinema atenderá os alunos de Rio Negro no mês de junho. Ela ficará estacionada no posto da PRF, localizado em Mafra, próximo da divisa dos estados. O cronograma e toda a logÃstica para o acesso dos alunos à carreta serão definidos com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro.
No cinema sobre rodas as crianças terão acesso à s orientações dos policiais sobre segurança no trânsito, depois assistirão aos vÃdeos educativos que reforçam o papel delas na condição de pedestres, ciclistas e passageiros nas ruas e estradas. A carreta oferece a estrutura que um bom cinema possui: poltronas confortáveis, ar-condicionado, banheiros e até mesmo pipoca. Ela possui 25 metros de comprimento, 4,4 metros de altura e 7,2 metros de largura. A capacidade é para 90 pessoas sentadas.
A iniciativa da PRF, em parceria com a Prefeitura, busca estimular o respeito às leis de trânsito e a adoção de comportamentos preventivos para reduzir acidentes e preservar vidas. A PRF, com sua expertise e recursos, contribui significativamente para o sucesso da ação.
Durante o encontro os policiais também apresentaram ao prefeito um contexto geral dos sinistros ocorridos nos últimos três anos na BR-116 e na BR-280 na região próxima de Rio Negro. A PRF também incentivou a criação da Semana Municipal do Trânsito para destacar ainda mais as ações de prevenção dentro do municÃpio. Para a criação da lei um projeto base será apresentado ao prefeito e vereadores.
O prefeito Alessandro assumiu o compromisso de possibilitar a criação da lei municipal, inclusive com a sugestão de criar a lei, se possÃvel, ao mesmo tempo com o municÃpio vizinho de Mafra, já que o trânsito das duas cidades se torna um só em diversos momentos.
